Estimulos e barreiras a criatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Quando aborda o tema: Criatividadepode achar que se trata em algo magico, dom divino ou pessoas criativas nasce criativo, ou seja, gênios natos. Na verdade criatividade e algo construído com informações e conhecimento e principalmente estímulos. O ambiente organizacional contribui em toda plenitude para oferecer condições necessárias a pessoas desenvolver criatividade, poiscriatividade surgiu de pessoas e nãomáquinas programadas para ser criativa. Na verdade tudo que existe hoje foi graças a uma pessoa ou grupo que criou baseado na necessidade. As organizações são responsáveis para dar condições para as pessoas que faz parte do grupo ser criativas, mas também a empresa é responsável por gerar barreiras que possas inibi o afloramento de ideias criativas.ESTIMULOS E BARREIRAS À CRIATIVIDADE


Na situação atual, onde a empresa passou impor mudança, deixando cada vez mais longe a estabilidade expressada pelos economistas, à criatividade passou a ser uma forma adequada de estimular e avaliar o desempenho no trabalho sendo buscada e incorporada na sua cultura. É possível verificar possíveis relações entre dois fenômenos: percepção de estímulose barreiras à criatividade no ambiente organizacional com o desempenho no trabalho.
A criatividade é um fenômeno multifacetado, envolvendo aspectos individuais como habilidades e traços de personalidade e também do ambiente com aspectos facilitadores e inibidores, o que leva à formulação de definições. Embora vista como um fenômeno multifacetado e complexo, a criatividade pode ser definida deforma generalizada. Ser criativo é ver as coisas do mesmo modo que todo mundo vê, mas ser capaz de pensar de forma diferente sobre elas. É entendida como uma habilidade para produzir um ato que tanto é novo quanto apropriado sendo útil adaptável às dificuldades das tarefas que a define como a produção do novo e ideias úteis por um indivíduo ou um grupo de pequenos de sujeitos que trabalham emequipe. A aplicação do conceito à organização não resulta em alterações expressivas quanto ao seu significado, a não ser quando se reporta à aplicação do produto criativo.
A gestão de pessoas parte de liderar um grupo confiável, que com decorrer do tempo torne um grupo de seguidores que sempre estará ao lado da empresa onde quer que ela vá. Esse grupo é importante em qualquer setor da corporação. Teruma aliança coesa é mais do que desejável, representa a vida competitiva da empresa.
Um dos principais meios para conseguir cultivar uma equipe com base sólida é empregar a criatividade como força motriz dos planos cultivados por todos. Para isso deve-se levar em consideração que uma equipe que está em condições de exercer sua criatividade tem que ser determinada. Cabe à empresa originarmecanismo necessário para criar um ambiente próprio onde os colaboradores se motivem. O Gestor deve perceber que quando se trata do crescimento pessoal como um elemento de motivação, muda a maneira como as pessoas encaram o próprio trabalho, aprendem a contribuir de maneira criativa para a organização na busca de mudanças e renovação.
Instituiruma cultura onde a criatividade é estimulada no sentido avivenciar cada experiência e a desenvolver os instintos intuitivos. O desenvolvimento pessoal progride à medida que se deixa levar por estes extintos. Um ambiente que estimule o funcionário a trabalhar dentro do conforto e tentar algo novo, buscar não se repetir e aplicar sua atividade nas tarefas cotidianas revigorada em grupos de trabalho nos quais as pessoas passam a interagir e confiar uma nasoutras é o que irá agregar cada vez mais valor ás pessoas e despertara todo potencial, que fara diferente das demais.



ESTIMULOS À CRIATIVIDADE

Os estímulos à criatividade estão na Liberdade de trabalhar com disponibilidade, segurança e conforto sem ser sucumbido. Disponibilidade para entender a visão da organização entender sua filosofia empreendedora e buscar soluções para os desafios...
tracking img