Estimulo delta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise das ações de promoção à saúde realizada por psicólogos em Vitória (ES)
RESUMO
As práticas de promoção à saúde incluem ações focalizadas na mudança dos estilos de vida e abrangem atividades voltadas ao coletivo e ambiente físico, social, político, econômico e cultural. Elas são realizadas principalmente nasunidades básicas de saúde (UBS), e, muitas vezes, os profissionais psicólogos participam dessas ações. A pesquisa visou analisar as atividades de promoção desenvolvidas pelas UBS em dois municípios do Espírito Santo e a maneira como o psicólogo tem participado dessas ações. Foram entrevistados 48 diretores de UBS – com base em instrumento estruturado desenvolvido pelos pesquisadores – e oito psicólogos,por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstram indiferenciação conceitual entre ações de promoção à saúde e prevenção de doenças. Evidenciam também que os psicólogos das UBS de um dos municípios têm atuado em práticas coletivas e promotoras de saúde, o que representa uma mudança na prática desse profissional que, anteriormente, se restringia ao atendimento clínico individual. Aênfase do município em propostas de ações coletivas na área da saúde parece ter sido importante para impulsionar essa mudança.
Palavras-chave: Promoção à saúde, Prevenção de doenças, Saúde pública, Atenção primária em saúde, Psicólogos.
________________________________________
Introdução
As ações de promoção à saúde apresentam, historicamente, imprecisões conceituais que resultam emindefinições expressas na prática do cotidiano das UBS, local onde comumente ocorrem essas ações. Assim, ações de promoção são habitualmente confundidas com as de âmbito preventivo e/ou educacional em saúde, como já apontado em estudo anterior (DALBELLO-ARAUJO, 2005). A inserção de profissionais psicólogos na atenção primária/básica tem contribuído para problematizar essa discussão, visto que éextremamente difícil e impreciso atuar de maneira preventiva no que diz respeito ao sofrimento psíquico. A concepção holística de homem, bastante presente na Psicologia, como assinala Cardoso (2002), pode fornecer subsídios para ações coletivas que se configuram como de promoção à saúde, pois sua compreensão de homem como um ser integral contribui para a compreensão de que saúde diz respeito a inúmeroselementos, que não são apenas os de aspectos biológicos (CAPONI, 1997). Nesse sentido, é fundamental analisar o que é efetivamente produzido em nome da promoção à saúde e quais as contribuições que esses profissionais têm a fazer para a efetivação de seu ideário. Essa relevância também se expressa no incentivo observado nos últimos anos – pelos organismos internacionais, pelo Ministério da Saúde (MS) epelas secretarias municipais – no sentido de as ações em promoção à saúde poderem contribuir para o enfrentamento dos macrodeterminantes do processo saúde-doença (BUSS, 2000; PEIXOTO-PINTO, 2008).
O presente artigo refere-se a um estudo de campo de caráter exploratório sobre as ações de promoção à saúde realizadas em unidades básicas de saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa foirealizada em dois municípios da região metropolitana da Grande Vitória, no Estado do Espírito Santo. Buscou-se realizar um levantamento do conjunto das ações em promoção à saúde realizadas no âmbito das UBS nesses municípios e verificar a participação dos profissionais psicólogos nessas ações.
Promoção à saúde: um desafio
O conceito de promoção à saúde transitou de um “nível de prevenção” damedicina preventiva, segundo Wislow (1920), Sigerist (1946) e Leavel e Clark (1965), para um “enfoque político e técnico” do processo saúde-doença-cuidado, de forma a se evidenciar nos últimos anos como uma acentuada reação à medicalização da vida social (CZERESNIA, 2003). Existem documentos provenientes de conferências internacionais sobre promoção à saúde, tais como a Carta de Ottawa (1986), a...
tracking img