Estimula O El Trica Funcional Na Subluxa O Cr Nica Do Ombro Ap S Acidente

635 palavras 3 páginas
Trabalho 2 : FES

Estimulação elétrica funcional na subluxação crônica do ombro após acidente vascular encefálico: relato de casos.

Introdução

A subluxação do ombro é muito recorrente em pacientes que sofreram um acidente vascular encefálico (AVE). Esta subluxação é um fator recorrente e muito comum neste tipo de paciente e pode causar desconforto, limitação no movimento, dor, lesões do plexo braquial, capsulite adesiva e lesões nos músculos da bainha rotatória. Desta maneira ocorre um atraso na recuperação que implica em uma queda na qualidade de vida destes pacientes. A utilização do FES pode proporcionar ao paciente o ganho de atividade muscular e articular, melhorando a dor sucessivamente. No entanto o tratamento se torna inviável e absolutamente experimental devido ao tempo de aplicação relativamente grande, que chegava ate 6 horas diárias.

Justificativa e objetivo

O presente estudo se torna necessário por se tratar de uma patologia muito comum que trás complicações secundarias, desta forma ocorre à necessidade de uma atenção diferenciada para com os pacientes visando sempre uma melhor qualidade de vida para os mesmos. O objetivo deste relato de casos foi avaliar o efeito do FES associada à fisioterapia convencional na subluxação do ombro em três pacientes que haviam sofrido AVE a mais de um ano.

Metodologia

Foram selecionados 3 pacientes que haviam sofrido AVE isquêmico ou hemorrágico a mais de um ano e que apresentava hemiplegia com uma subluxação de ombro, as quais foram cofirmados pelo exame de RX. Candidatos fora destes requisitos foram excluídos. Os pacientes foram avaliados antes e após o tratamento através de recursos de: RX que tem a finalidade de determina a distancia entre a cabeça do úmero e a fossa glenoidal; a goniométria para verificação da amplitude de movimento; a avaliação sensória motora que é composta por testes de atividade reflexa, sinergia dos movimentos voluntários e de testes específicos; e por ultimo e não menos

Relacionados