Estimulação elétrica em músculo esquelético de sapo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O músculo esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo dos vertebrados e exerce além da função primordial de produzir movimentos, outras funções importantes como a homeostasia, a manutenção da postura e a produção de calor corporal. Estes músculos são compostos por numerosas fibras, nas quais são formadas por centenas a milhares de filamentos contráteis organizadosem paralelo e dispostos em sequencia ao longo do comprimento da fibra, as miofibrilas. As miofibrilas, por sua vez, são compostas por dois tipos principais de filamentos protéicos, a actina e a miosina, que se interdigitam entre si e formam a unidade básica contrátil do músculo, denominado sarcômero.
Durante a contração muscular, mediada por estímulos eletroquímicos, ocorre uma serie demecanismos que resultam no deslizamento dos miofilamentos de actina sobre os de miosina no sentido do centro do sarcômero. O principal objetivo da prática em questão é analisar a influência de alguns fatores como o grau de voltagem, o comprimento da fibra muscular e a somação dos estímulos elétricos no mecanismo da contração.



















MATERIAL E MÉTODOMaterial: utilizou-se o Software Midia Phys 3.0 para simular estímulos elétricos no músculo seguido da elaboração de gráficos e tabelas correlacionando os fatores em questão.
Método: vide roteiro de trabalhos experimentais (págs.: 1 e 2)

RESULTADOS

Teoricamente, após anestesiar o animal, dissecou-se e retirou-se a pele do mesmo a fim de expor a musculatura da coxa e da perna, isolando bemo músculo gastrocnêmio tendo em vista que este músculo é o alvo dos estímulos elétricos.
Com o estimulador elétrico devidamente conectado, e partindo do ponto de mínima voltagem, aplicou-se um estímulo isolado sobre o músculo. Em seguida, a voltagem foi sendo aumentada gradativamente à medida que se observava alterações na tensão muscular, conforme pode ser observado na Figura 1.



FIGURA1 - Tensão gerada após estímulos elétricos gradualmente maiores

Seguindo o mesmo procedimento anterior, aplicou-se estímulos graduais no músculo para correlacionar o comprimento do sarcômero durante a contração muscular e a tensão desenvolvida pelo músculo, conforme se observa na Figura 2.


FIGURA 2 - Relação entre o comprimento do sarcômero e a tensão aplicada sobre o músculoPosteriormente, aplicou-se estímulos sublimiares isolados no músculo com frequências crescentes e observou-se o comportamento da contração muscular, conforme pode ser observado na FIGURA 3.

FIGURA 3 – Frequência da somação e tetanização

Por fim, realizou-se a técnica da eletromiografia, na qual é possível observar os fenômenos bioelétricos que ocorrem nas membranas celulares das fibras muscularesesqueléticas durante o repouso, o esforço mínimo e o esforço contrátil máximo; a fim de se comparar o sinal eletromiográfico e a produção de força durante a contração isométrica voluntária. Para o registro da atividade eletromiográfica foi utilizado um sistema de captação do sinal biológico, os eletrodos superficiais, e um software para processamento do sinal. Os sinais são amplificados eregistrados na tela do computador conforme pode se observar na FIGURA 4 e no GRÁFICO 1.

FIGURA 4 – Eletromiografia e força de contração

]

]]]]

GRÁFICO 1 – Eletromiografia segundo a força de contração

DISCUSSÃO

Impulsos eletroquímicos são usados para transmitir sinais por toda a membrana dos nervos e músculos, bem como para ativar funções ao alcançar células glandulares e macrógafos,por exemplo. Tais sinais nervosos são transmitidos por potenciais de ação, nos quais consistem em rápidas alterações do potencial de membrana que se propagam por toda a membrana da fibra nervosa e muscular. Porém para iniciar o potencial de ação é necessário que ocorra um estímulo capaz de atingir o limiar de excitabilidade da fibra.
Dessa forma, os estímulos são considerados sublimiares quando...
tracking img