Estilos musicais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bossa Nova
Bossa Nova é um gênero musical derivado do samba e com forte influência do jazz americano. A bossa nova surgiu no Brasil no final da década de 50. Inicialmente, otermo era apenas usado como um novo modo de cantar e tocar samba naquela época.
Com o passar do tempo, a Bossa Nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da músicapopular brasileira, conhecida em todo o mundo e pelas músicas de João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antônio Carlos Jobim e Luiz Bonfá.  A palavra bossa apareceu pela primeira vezna década de 30, na letra de samba do cantor Noel Rosa, e a partir dai a expressão bossa nova passou a ser utilizada também na década seguinte para sambas de breque, que erambaseados no talento de improvisar paradas súbitas durante a música para encaixar falas.
A bossa nova foi um dos primeiros movimentos musical brasileiro egresso das faculdades, jáque os primeiros concertos foram realizados em âmbito universitário, e aos poucos, o gênero que se tornaria a bossa nova foi ocupando bares de Copacabana. Em meados da década de1960, o movimento começou a tomar forma de cunho ideológico, formado por Marcos Valle, Dori Caymmi, Edu Lobo e Francis Hime e com uma visão popular e nacionalista, este grupo fez umacrítica das influências do jazz norte-americano na bossa nova e propôs sua reaproximação com compositores de morro.
Um dos maiores expoentes da bossa nova também contribui paraseu fim, como o fato de que não necessariamente que compunha a canção, era quem ia tocar, o que ocorreu no Festival de Música Popular Brasileira, entre Vinícius de Moraes, que foiquem compôs, e Elis Regina que interpretou no Festival.  Era o fim da bossa nova e o início da MPB, um gênero difuso que englobou diversas tendências da música brasileira.
tracking img