Estilos de relacionamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DEVOLUTIVA - ESTILOS DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL |
|
USUÁRIO 1 |

SOB CONDIÇÕES FAVORÁVEIS E SOB STRESS

O INTERVALO ADEQUADO É ENTRE 29 - 36 PONTOS
ABAIXO DE 29 PONTOS É CHAMADO “PONTO CEGO”
ACIMA DE 36 PONTOS É CHAMADO DE "RIGIDEZ"

Em Condições Favoráveis, podendo-se entender como vida pessoal...

Parabéns! Em Condições Favoráveis, todos os Estilos de RelacionamentoInterpessoal estão dentro do intervalo considerado como adequado. Esse fato demonstra equilíbrio.

Os estilos com maior pontuação foram: Estilo Sentimento e Estilo Pensamento, porém comentamos a seguir maiores detalhes sobre cada um deles:

Estilo Percepção (30 pontos): mesmo que em menor proporção em comparação aos estilos mais pontuados, você executa as tarefas e é orientado para resultados de curtoprazo.
Em determinadas situações, pode desconfiar de terceiros, preferindo “fazer as coisas do seu jeito”.

Estilo Sentimento (33 pontos): neste estilo você mostra-se verdadeiro e é importante que esteja bem pontuado dentro das condições favoráveis, como é o caso de sua vida pessoal. Também demonstra preocupação com o sentimento dos outros e trata-se de uma pessoa alegre e empática.

EstiloPensamento (33 pontos): você é uma pessoa exigente, mas na medida certa (sem exageros) e que gosta de analisar um problema em busca das possíveis soluções. Pondera as alternativas, mantendo o equilíbrio entre a razão, existente nesse estilo, e a emoção, presente no Estilo Sentimento, anteriormente analisado.

Veja que interessante o equilíbrio entre ambos, ou seja, Estilo Sentimento e EstiloPensamento, nos quais você apresenta exatamente a mesma pontuação o que significa que, para você, os mesmos são complementares e não excludentes.

Estilo Intuição (30 pontos): também se preocupa em buscar novas alternativas na vida pessoal, sem perder o foco ou ser excessivamente imaginativo. Aceita as mudanças.

Veja que o Estilo Intuição e o Estilo Percepção apresentam a mesma pontuação, oque significa que você efetivamente realiza (Percepção) as possibilidades encontradas através da Intuição.

Em Condições de Pressão, podendo-se entender como vida profissional...

Ao contrário do que verificamos nas Condições Favoráveis, os estilos de relacionamento interpessoal estão fora do range considerado como ideal quando você está em Condições de Pressão.

Os estilos com pontuaçãoacima de 36 (Rigidez) foram: Percepção e Pensamento e, por outro lado, os estilos com menos de 29 pontos (Ponto Cego) foram: Sentimento e Intuição. A seguir, detalhamos a análise sobre cada um deles:

Estilo Percepção (40 pontos): está fortemente relacionado com ação e, apresentado em excesso, pode indicar que, sob pressão, você gosta de estar no comando, mas pode não enxergar a longo prazo etomar decisões impensadas, agindo primeiro e refletindo depois. Cuidado para não transparecer arrogância para com os outros ao seu redor!

Estilo Sentimento (19 pontos): cai drasticamente no intervalo, ficando muito abaixo do mínimo, ou seja, 10 pontos abaixo. Isso acontece porque você deve imaginar que não deve demonstrar suas emoções no trabalho. Sendo que, na verdade, sem exageros ela pode e deveaparecer.

Cuidado para não tornar-se impulsivo, impaciente e gerar decisões inadequadas. Sem contar que, sufocar a emoção pode oferecer riscos de infarto ou AVC. Cuidado!

Estilo Pensamento (44 pontos): no trabalho, você é excessivamente autocrítico e o estilo pensamento ao extremo poderá torná-lo prolixo e indeciso em condições de pressão e com time reduzido, além disso, cuidado para nãocentralizar demais as tarefas, perdendo o apoio do time, além dos prazos.

Veja que esse estilo foi o maior pontuado nas Condições de Pressão. Seguem algumas dicas: aceite feedbacks, procure entender opiniões divergentes das suas sem preconceitos já estabelecidos e com maior empatia em sua vida profissional.

Estilo Intuição (23 pontos): no mundo corporativo, podemos entender o Estilo Intuição...
tracking img