Estilos de liderança

Páginas: 10 (2457 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
Introdução
O tema liderança é recorrente nas organizações, liderança não é uma característica genética, é algo que se desenvolve é uma característica pessoal, ser líder e formar líderes é um desafio constante nas organizações.
A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos. Ela é igualmente essencial em todas asdemais funções da Administração: o administrador precisa conhecer a motivação humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar.
Para que as empresas tenham êxito em um mercado tão competitivo, é preciso que aqueles que desempenham o papel de líderes estejam dotados de capacidades, habilidades e atitudes que se traduzam no desempenho, na motivação, na satisfação no trabalho e na alteridade.
Olíder tem um papel primordial no aproveitamento e maximização dos recursos da empresa, conseguindo direcionar a organização para uma situação de sucesso.

Liderança
"Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana à consecução de um ou de diversos objetivos específicos". A liderança é encarada como um fenômeno social e que ocorreexclusivamente em grupos sociais. A liderança deve ser considerada em função dos relacionamentos que existem entre as pessoas em uma determinada estrutura social, e não pelo exame de uma série de traços individuais.
Há extinção entre o conceito de liderança como uma qualidade pessoal (combinação especial de características pessoais que fazem de um indivíduo um líder) e de liderança como função(decorrente da distribuição da autoridade de tomar decisões dentro de uma empresa): "o grau em que um indivíduo demonstra qualidade de liderança depende não somente de suas próprias características, mas também das características das situações na qual se encontra. O comportamento de liderança (que envolve funções como planejar, dar informações, avaliar, arbitrar, controlar, recompensar, estimular,punir etc.) deve ajudar o grupo a atingir os seus objetivos, ou, em outras palavras, a satisfazer suas necessidades. Assim, o indivíduo que possa dar maior assistência e orientação ao grupo (escolher ou ajudar o grupo a escolher as melhores soluções para seus problemas) para que atinja um estado satisfatório, tem maiores possibilidades de ser considerado seu líder. A liderança é, pois, uma questãode redução de incerteza do grupo. O comportamento pelo qual se consegue essa redução é a escolha. A liderança é um processo contínuo de escolha que permite à empresa caminhar em direção à sua meta, apesar de todas as perturbações internas e externas." Assim a liderança é uma questão de tomada de decisão do grupo.
Dentro de uma concepção, a relação entre líder e liderados repousa em trêsgeneralizações:
a) "A vida, para cada indivíduo, pode ser vista como uma contínua luta para satisfazer necessidades, aliviar e manter equilíbrio.
b) A maior parte das necessidades individuais, em nossa cultura, é satisfeita pôr meio de relações com outros indivíduos ou com grupos de indivíduos.
c) Para qualquer indivíduo, o processo de usar as relações com outros indivíduos é um processo ativo - enão passivo - de satisfazer necessidades. Em outros termos o indivíduo não espera passivamente que a relação capaz de proporcionar-lhe os meios de satisfazer uma necessidade ocorra naturalmente, mas ele próprio procura os relacionamentos adequados para tanto ou utiliza aqueles relacionamentos que já existem com o propósito de satisfazer suas necessidades pessoais".
Dentro dessa concepção, "aliderança é uma função das necessidades existentes numa determinada situação e consiste numa relação entre um indivíduo e um grupo". Nestes termos o conceito de liderança repousa numa relação funcional. Essa relação funcional somente existe quando um líder é percebido pôr um grupo como o possuidor ou controlador de meios para a satisfação de suas necessidades. Assim, segui-lo pode constituir para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estilo de liderança
  • estilos de liderança
  • Estilos de liderança
  • Estilos de Liderança
  • estilos de lideranças
  • Estilos e lideranças
  • Os estilos de liderança
  • Estilo de liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!