Estilo de vida e consumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estilo de vida como fator importante de influência no consumo de Moda.




Juliana Rodrigues Pêgas Debiase (Pós graduação em Negócios de Moda - Centro Universitário SENAC)







São José dos Campos
2012
Resumo

Na atualidade, estudar o comportamento do consumidor, analisando seus desejos e necessidades individuais, por meio de seu estilo de vida, é de extrema importância parauma marca, afim de que ela possa absorver todas as necessidades de seu segmento alvo, proporcionando a estes clientes experiências únicas, que geram satisfação e fidelização.
Palavras chave: Estilo de Vida- Comportamento – Consumo




















Abstract

At present, studying consumer behavior, analyzing their individual needs and desires through their lifestyle, it isextremely important for a brand, so that it can absorb all the needs of its target segment, thereby providing customers unique experiences that generate customer satisfaction and loyalty.

Key Word: Life style – Behavior - Consume




















Introdução

Estudar o comportamento do consumidor, analisando o processo de suas decisões, que determinam a satisfação desuas necessidades e desejos é de extrema importância para lançar um produto e serviços agregados a ele, além de estabelecer preços, projetar canais e experiências de marketing. (KOTLER,2006)

Ao determinar um segmento alvo na criação de uma marca, devemos conhecer a fundo este segmento, suas necessidades, seus desejos, seus comportamentos e suas expectativas. Por isso, examinar o comportamento doconsumidor, ajuda a responder perguntas como porque as pessoas escolhem um produto ou marca em detrimento de outro, como fazem estas escolhas e como as empresas usam este conhecimento para oferecer valor aos consumidores. (KERIN, 2007)

Inúmeros são os fatores que influenciam o comportamento de compra de um consumidor, dentre eles destacamos suas influências psicológicas, socioculturais,situacionais e influências do Composto de Marketing. (KERIN, 2007)

Estas influências atingem diretamente o processo de decisão de compra do consumidor, que é determinado por cinco estágios:

• Reconhecimento do problema: percebendo uma necessidade;
• Busca de informação: buscando valor;
• Avaliação de alternativas: avaliando o valor;
• Decisão de compra: comprando o valor;
• Comportamento nopós compra: valor no consumo ou no uso.
(KERIN, 2007)

As empresas procuram definir seus clientes pelo seu estilo de vida, uma vez que pessoas de mesma classe social, ocupação e subcultura podem ser bem diferentes. (KOTLER,2006)

Podemos definir como estilo de vida a maneira como as pessoas vivem, gastam seu tempo e seus recursos, o que consideram importante em seu ambiente e o que achamde si mesmos e do mundo que os cerca, (KERIN, 2007).

Ao analisarmos o comportamento da sociedade pós-moderna, podemos evidenciar consumidores que adotam estilos de vida não mais por tradição ou hábito, mas que transformam este estilo em um projeto de vida. Estes indivíduos tem consciência que a comunicação de sua individualidade não está mais apenas no consumo de roupas, mas no consumo de tudoque lhe diz respeito, como sua casa, seus móveis, seu carro e tudo que o permeia, ( FEATHERSTONE, 1995)

Assim, a cultura de consumo sugere que, independente de classe social e idade, todos os consumidores podem expressar suas individualidades, e que todos tem a oportunidade de aperfeiçoar o exprimir a si próprio. (FEATHERSTONE, 1995)

Desta maneira, observa-se na atualidade, um declíniodas uniformidades, seja devido às evoluções técnicas, que permitem uma abrangência maior de produtos oferecidos, seja devido a fragmentação do mercado. Assim, a cultura de consumo parece se aproximar cada vez mais da liberdade da individualidade e das diferenças, e do atendimento às necessidades de todas elas. (FEATHERSTONE, 1995)










Consumo e suas influências

Uma empresa...
tracking img