Estilo de vida ativo x sedentarismo!

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
terça-feira, 14 de junho de 2011
Estilo de vida ativo X Sedentarismo!
Dados obtidos em pesquisas revelam que nos países desenvolvidos – menos de 15% pratica exercícios físicos regulares; 30 a 40% atividades físicas regulares moderadas; 30 a 40% pouco ativa; entre 25 a 40% são sedentários.
Um estilo de vida ativo pode:
- Reduzir o risco de morte prematura por todas as causas;
- Reduzir orisco de morte por doenças cardíacas;
- Reduzir o risco de desenvolver diabetes;
- Reduzir o risco de desenvolver hipertensão;
- Reduzir a sensação de depressão e ansiedade;
- Ajudar no controle da pressão arterial em pessoas hipertensas;
- Manter a autonomia e independência do idoso;
- Auxiliar no controle de peso corporal;
- Auxiliar no desenvolvimento e manutenção dos ossos, músculos earticulações;
- Ajudar indivíduos idosos a manter a força muscular e o equilíbrio, dando-lhes mobilidade e reduzindo as quedas;
- Promover o bem-estar psicológico e a auto-estima (NAHAS, 2006).
Os números demonstram uma incidência muito pequena ainda de pessoas que praticam exercícios físicos regulares, em contrapartida, a de sedentários é expressiva, praticamente o dobro dos ativos. Quando seobserva, os benefícios obtidos com o estilo de vida ativo, é impossível desconsiderar a relevância deste, e a necessidade de diversos profissionais da área da saúde, criarem estratégias cada vez mais eficientes de adesão à prática. Em especial, à medida que constatamos a longevidade cada vez mais presente nos indivíduos, e a importância do estilo de vida ativo para uma melhor qualidade de vida naterceira idade.
Psicologia do Esporte e do Exercício
http://psicologiadoesporteedoexerccio.blogspot.com/2011/06/estilo-de-vida-ativo-x-sedentarismo.html

Sedentarismo
Por
Luciano Queiroz
– 25 de abril de 2011Colocado em: NUTRIÇÃO & FITNESS
Hoje o sedentarismo é apontado como um dos maiores fatores de risco para desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas.
Estudos realizados naFinlândia indicam que o sedentarismo já atingiu a faixa de 71%, ultrapassando o fumo, a hipercolestrolemia e hipertensão como causas de morte (Vuori 2001). Diversos autores têm demonstrado associação entre sedentarismo e agravos cardiovasculares, câncer, diabetes e saúde mental, além de ser mais prevalente em mulheres, idosos e pessoas de baixa escolaridade.

Sedentarismo pode ser identificadocomo a não participação em atividades físicas, considerando atividade física como qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética que resulte em gasto energético.
Está cada vez mais claro então que devemos nos mexer, mas também é importante ressaltar que não devemos sair por aí correndo ou realizando exercícios sem uma devida orientação e sem a realização de exames preventivos.Recomenda-se que adultos saudáveis façam de 30 a 50 minutos de atividade física moderada diariamente, mas poucas mudanças em seus hábitos já podem lhe ajudar, como:
*Use menos o controle remoto e levante pra realizar as mudanças de canais;
*Use menos elevadores e ganhe o hábito de subir pelo menos alguns lances a pé;
*Evite ir à padaria ou locais próximos de carro;
*Leve seu animal deestimação para passear todos os dias;
*Promova passeios com sua família aos finais de semana, aproveitando para realizar alguns trechos de caminhada ou brincadeiras ao ar livre.
ATIVIDADE FÍSICA X SEDENTARISMO
23/01/2010

Clique na imagem para ampliar |
            A modernidade nos trouxe a simplificação de atividades diárias como: comprar comida congelada ao invés de caçar como faziam os homensdas cavernas, andar de carro ou moto ao invés de ir a pé ou de bicicleta, porém quem sofre com estas mudanças é o nosso corpo.
            A falta da pratica de atividade física nos facilitou a vida, porém nos roubou muito da qualidade da mesma. É assustador o aumento de casos de hipertensão, diabetes, obesidade, entre outros em pessoas cada vez mais jovens.
            Essas e muitas...
tracking img