Estilo: bakhtin: conceitos- chave.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BRAIT, Beth. Estilo. In: ______. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. Editora: Contexto; 4°edição, São Paulo, 2008.
Estilo: Bakhtin: conceitos- chave.


No livro organizado por BethBrait “Estilo” na linha Bakhtiniana recupera-se conceitos que produzem conhecimentos nos estudos lingüísticos e nas ciências.
Pesquisadores envolvidos com as particularidades do pensamentobakhtiniano e com sua produtividade na construção do conhecimento situam-se em sua origem, conceitos como análise e teoria do discurso, diálogos, interdiscursividade e intertextualidade. Alémdisso, três capítulos discutem perspectivas que dialogam de forma polêmica com importantes tendências filosóficas e teórico-analíticas da atualidade.
Para professores e estudantes deletras e linguística, este livro traz importantes contribuições para a compreensão da arquitetura bakhtiniana. Também neste, o conjunto do pensamento bakhtiniano é surpreendido em momentos dereal produtividade para a compreensão da linguagem e para o desenvolvimento de seu estudo. Assim, mais alguns dos conceitos-chave, que continuam produzindo conhecimento nos estudoslingüísticos e literários e nas ciências humanas de maneira geral, estão recuperados e reconhecidos em textos/discursos verbais, visuais e outros.
Como conceitos e termos antes aplicados àliteratura hoje são válidos para os veículos de comunicação de massa. Como essas teorias contribuem para a análise de textos e discursos reflexivos? Em Bakhtin: conceitos-chave, pesquisadoresrenomados explicam termos essenciais à compreensão da arquitetura bakhtiniana diante da linguagem e da vida. Conceitos como ato, polifonia e ideologia são analisados e interpretados de formapontual. Para estudantes e iniciantes das ciências da linguagem, a obra é indicada ainda para estimular o diálogo com conhecedores, como professores e pesquisadores de lingüística.
tracking img