Estigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade da Região da Campanha

Centro de Ciências da Saúde

Laugi L. Brião

Bagé – Rs

Qual o assunto tratado?
O assunto tratado é o Estigma – Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada.

Qual o problema central levantado pelo autor?
Porque as pessoas são socialmente estigmatizadas, como se sentem e quais as reações e conseqüências expressadas nasdiferentes situações vividas por elas?

Diante do problema levantado, qual a posição assumida pelo autor?
O autor é contra a estigmatização, acredita que a sociedade classifica as pessoas pelo total de atributos que os próprios consideram depreciativos, mas o que é preciso na realidade é uma linguagem de relações e não de atributos. As pessoas baseiam-se nas pré-concepções impostas pela sociedade etransformam essas idéias em expectativas normativas em exigências apresentadas de modo rigoroso.
A característica central da situação de vida do indivíduo estigmatizado pode ser o modo de como ele se aceita, sua predisposição à vitimização e como ele enfrenta as situações sociais. O indivíduo estigmatizado pode descobrir que se sente inseguro em relação à maneira como os ditos “normais” oidentificarão e o receberão.

Quais os argumentos apresentados que justificam a posição assumida pelo autor?
O autor argumenta que a sociedade constrói uma teoria do estigma para explicar uma inferioridade, aqueles atributos que se baseiam nas diferenças impostas por ela. Essas diferenças podem ser identificadas de três formas: as abominações do corpo, as culpas de caráter individual e os tribais deraça, nação e religião. Muitas vezes surge no estigmatizado a sensação de não saber o que os outros estão realmente pensando dele, e durante os contatos mistos é provável que sinta que está em exibição. Nesses contatos mistos tanto para os estigmatizados quanto aos normais, a relação pode ser conturbada, vacila entre o retraimento e a agressividade.
O autor salienta os papéis do igual e doinformado. Os iguais são aquelas pessoas que compartilham do mesmo estigma. Os informados são os que se relacionam com o indivíduo estigmatizado através de estruturas sociais, são pessoas em que a relação pode ser íntima, sem restrições.
Para o autor as diferenças apresentadas pelos indivíduos podem ser percebidas por nós, normais, antes de entrarmos em contato com ele ou podem se manifestar logo queele nos é apresentado. Para as pessoas estigmatizadas cria-se a questão: exibi-lo ou ocultá-lo.
Falando da identidade social o autor nos diz que fazem parte, os interesses e definições de outras pessoas em relação ao indivíduo, mesmo antes do seu nascimento e que vai prolongar-se por toda a sua vida, e nos permite considerar a estigmatização. Já a identidade pessoal é uma questão subjetiva, umareflexão
de fatos que só pode ser vivido pelo próprio indivíduo, e nos permite considerar o papel do controle de informação na manipulação do estigma.
Sobre a situação especial do estigmatizado é relatado que a sociedade diz que ele é um membro de um grupo amplo de estigmatizados, significando que ele normal, mas que ao mesmo tempo em que não podemos negar suas diferenças. Assim o estigmatizadose encontra no meio de argumentos dizendo o que ele deveria pensar de si mesmo. A sociedade chama de “destoante” qualquer pessoa que não está dentro das normas impostas por ela e diferença particular de cada um como “desvio”.
Como conclusão o autor nos diz que o estigma não envolve duas classes de pessoas, os normais e os estigmatizados, e sim perspectivas geradas em situações sociais decontatos mistos, em virtudes de normas não cumpridas que atuam sobre o encontro.

5) Quais os argumentos secundários apresentados pelo autor?
O autor nos faz pensar como nós, como sociedade, categorizamos os indivíduos que possuem algumas diferenças sendo elas visíveis ou não. Essa estigmatização sofrida impede que pessoas que possuam certos atributos fora das normas da sociedade, mantenham uma...
tracking img