estigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
5 – Discutam e caracterizem a situação de crise da identidade (adolescência)

Construindo a identidade. A adolescência tem várias tarefas desenvolvimentais; todas elas, entretanto, de uma maneiraou de outra, passam pela estruturação da identidade, que é iniciada desde o nascimento e adquire nesta etapa seu caráter mais definitivo.
A identidade se constrói através de: Identificações quepoderão ser estruturantes ou patológicas. Na infância as identificações se dão basicamente com as figuras parentais. Na adolescência, em função do processo de separação e individuação próprio destaetapa, o jovem busca modelos identificatórios em representantes da sociedade e da cultura em que estão envolvidos (professores, artistas, desportistas, etc.).
O adolescente procura outros jovens, ougrupos de jovens, com quem se identificar por semelhança ou por oposição, sendo “igual” ou completamente “diferente”. Há uma grande necessidade de pertencimento e de reconhecimento e os grupos sãoespaços extremamente ricos para estas experiências.
Nesta busca de modelos os adolescentes agrupam-se conforme suas características individuais, em “tribos”, cada uma caracterizando-se por umacultura específica, muitas vezes determinadas pelos padrões trazidos da sociedade onde vivem.
Estes grupos poderão ter características mais “democráticas”, com flexibilização e mudanças dos papéisdentro do grupo, ou mais “autocráticas” (no sentido de “doença”), com aspectos mais rígidos e papéis mais esteriotipados.
Buscam também elementos estéticos (não apenas como expressões estéticas, novestir e na aparência, mas também como modelos de pensamento, em suas condutas e músicas preferidas, por exemplo). O adolescente de hoje. A condição contemporânea (ou alta modernidade ou, comopreferem alguns, a pós-modernidade) “des- inventa” o conceito de infância a encurtando, com uma adolescência que começa cada vez mais cedo, atingindo-especialmente- os anos escolares, fundamentais....
tracking img