Estidos dsciplinares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO






Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais. As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água (aquedutos). Quando é construída sobre um curso de água, o seutabuleiro é frequentemente situado à altura calculada de forma a possibilitar a passagem de embarcações com segurança sob a sua estrutura. Quando construída sobre um meio seco costuma-se apelidar de viaduto.





OBJETIVO DO TRABALHO






 Realizar a construção e de uma "ponte de macarrão" a partir de espaguete e cola de acordo com um conjunto de regras, e medidas pré-estabelecidas peloórgão julgador da disciplina. A ponte passará por um ensaio destrutivo, e esse ensaio determinará a resistência da ponte e também aplicar conhecimentos básicos de Mecânica dos Sólidos para resolver problemas de Engenharia utilizar computadores para resolver problemas de Engenharia projetar sistemas estruturais simples comunicar e justificar seus projetos em forma oral e escrita trabalhar em grupopara executar seus projetos.



MATERIAL UTILIZADO



1. Macarrão Barrilla Nº 7

2. 2,5 de Cola Durepox

3. 5 tubos de superbonder

4. 2 pacotes de macarrão

5. 2 linhas de costura

6. Regua e transferidor

7. 2 Tubos de pvc





PASSO A PASSO PARA A CONSTRUÇÃO



Abaixo exemplo de descrição:

Iniciamos a construção da ponte fazendo primeiramentevários bastões de macarrão, que depois unidos formariam a ponte. Também utilizamos dois tubos de metal, para apoio da ponte. Exemplo dos bastões que montamos para iniciarmos a ponte:


ESBOÇO DO PROJETO DE PONTE DE MACARÃO

[pic]



[pic]

[pic]

Funcionamento: a ponte será colocada entre dois apoios, superando um vão livre de 100 cm. Uma barra atravessará a ponte no seu ponto médio esustentará o dispositivo em que serão colocados os pesos.

CÁLCULOS UTILIZADOS




Antes dos cálculos pópriamente ditos, foram feitas várias experiências e simulações que ocorreriam na prática, pois alguns experimentos, devida á uma série de fatores naturais, fogem da teoria, esses experimentos seram colocados em ordem para melhor entendimento dos procedimentos que utilizamos.

Para todasas grandezas utilizadas nos cálculos projéto, utilizamos o padrão SI de unidades.

Para os cálculos o macarrão foi considerado homogêneo em sua extenção, logo, o centro de massa deste coincide com seu ponto central.


EXPERIMENTO 1 – TESTE DE TRAÇÃO NA VERTICAL

No teste de tração colamos nas duas pontas de 5 fios de macarrão de 0,1 metros unidos com durepoxi e superbonder no centro, umgancho de cada lado, um para suspende-los e outro para aplicarmos uma força peso. Colocamos então um quilo de massa de cada vez e a cada quilo colocado no gancho, aguardamos um período de 10 segundos para estabilidade do sistema, o teste foi considerado o suficiente após aplicarmos 29,4 Newtons de força no sistema sem o rompimento dos fios de macarrão nem do no feito por cola.


EXPERIMENTO 2 –TESTE DE COMPRESSÃO NA VERTICAL

Para o teste de compressão, utilizamos uma travessa retangular de 0,5m por 0,3m e colamos na ponta de cada um de seus ângulos retos uma coluna de cinco fios de macarrão colados no sentido transversal ao plano da travessa, totalizando 20 fios de macarrão no teste. O procedimento foi o mesmo utilizado na tração, colocamos um quilo de massa no centro da travessa eaguardamos um período de 10 segundos antes da aplicação da próxima massa, consideramos o suficiente após aplicarmos uma força de 29,4 Newtons no sistema sem o rompimento dos fios de macarrão.


EXPERIMENTO 3 – ENERGIA POTENCIAL ELÁSTICA DO MACARRÃO

Podemos aplicar neste trabalho a lei de Hooke para descobrirmos algumas propriedades do macarrão quando o mesmo está sofrendo deformação, isso...
tracking img