Estiagem em 2012 no rs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A estiagem que afetou o Rio Grande do Sul em 2012

` A seca é um assunto que quase sempre está presente quando falamos sobre agricultura no Rio Grande do Sul. Ao contrario dos estados da região Sudeste e Centro-Oeste que normalmente sofrem com o excesso de chuva, o nosso estado tem sua produção afetada pela estiagem, causando muitos prejuízos aos produtores agrícolas e até mesmo à população éafetada indiretamente e vê o preço de seus alimentos aumentarem na prateleira dos supermercados.
Em 2012 vimos 291 cidades decretarem estado de emergência por causa da falta de chuvas e mais de 1,6 milhão de pessoas afetadas. Além de prejudicar a agricultura no estado, a seca também traz problemas para a população de muitas cidades que sofrem com os cortes no abastecimento de agua para reduzir oconsumo.

Efeito da seca na produção

Questionamentos

1. Quais as pressões sociais e/ou ambientais que geraram a situação relatada?

Segundo especialistas, a precipitação pluvial no estado é bem distribuída, porém sofre uma variabilidade anual e espacial. Essa variabilidade é uma condição climática possivelmente determinada pelo fenômeno La Nina que atua predominantemente no inicio doverão, caracterizado por precipitações abaixo da media.

2. Quais as forças socioeconômicas envolvidas?

Podemos perceber que a situação econômica de alguns produtores é muito importante no momento de um problema como a seca, pois se verifica que agricultores de maior porte, que possuem uma produção mecanizada e um sistema de irrigação próprio não são tão prejudicados pela estiagem,sofrendo menos prejuízos, diferente dos pequenos produtores de produção familiar que precisam recorrer ao governo para receber ajuda financeira.
O desenvolvimento dos municípios e sua capacidade hídrica também são fatores importantes que influenciam o impacto que a seca terá na população. Em 2012 vimos alguns municípios do RS com uma menor capacidade hídrica sofrerem racionamento de agua, com cortesque duravam quase 6h por dia, e outras cidades seguiram com seu consumo normal, por possuírem rios maios volumosos.

3. Quais os atores sociais envolvidos e qual a implicação da situação relatada para cada um deles?
Os agricultores são os principais afetados pela estiagem que costuma afetar o estado. Essa seca afeta sua produção, causando prejuízos nas lavouras. Esses produtores são obrigadosa recorrer ao estado para buscar auxilio financeiro e aos bancos, para renegociar os financiamentos agrícolas que deveriam ser pagos com a colheita.
O estado tem papel fundamental nessa situação, pois é ele que precisa prestar assistência principalmente à população nessa situação de caos. Em 2012, por exemplo, o governo do RS liberou cerca de 54,42 milhões para ações emergenciais e medidaspreventivas contra a estiagem. O governo também anunciou um investimento de R$ 5 milhões na extensão da rede de agua, compra de bombas para poços artesianos e reservatórios nos municípios atingidos.
A população dos municípios mais atingidos sofre com o racionamento de agua, pois com a redução na sua renda, os produtores acabam diminuindo seus gastos no comercio local. A população também sofre com oaumento do preço dos alimentos, que é consequência da baixa na produção/oferta.

4. Qual o impacto causado para a sociedade como um todo?

A estiagem trouxe um impacto negativo para o estado, prejudicando a sociedade como um todo. Agricultores, população e governo são afetados e precisam se unir para tomar medidas para reduzir os prejuízos. É possível visualizar esse impacto refletido noPIB do estado em 2012, que sofreu uma queda devido à diminuição na produção de grãos como soja, milho, arroz e feijão, ficando abaixo do nacional.
A estiagem traz um impacto multiplicador negativo para a sociedade, pois o produtor tem menos renda para honrar seus compromissos financeiros e também para gastar com comércio e lazer.

5. Quais as consequências (positivas e/ou negativas) para as...
tracking img