Estgio curricular ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Textos de Apoio
A Poesia na Sala de Aula

1. Tempos de poesia na sala de aula
   
     O minuto da poesia

Na transição entre duas actividades diferentes, pode facilmente incluir-se um minuto dedicado à poesia, utilizando livros de poesia, instrumentos musicais e eventualmente uma campainha para dar início a este momento que se quer muito especial. No 1º Ciclo, a fim de criar um ambientelúdico e atractivo, o professor pode ainda usar um chapéu ou outro adereço, como símbolo do «tempo poético».

Os livros utilizados devem ser mostrados aos alunos, identificados com o nome do poeta, ou dos poetas, se se tratar de uma colectânea. Pode também chamar-se a atenção dos alunos para a capa ou para as ilustrações. No final da leitura, o livro deve ser disponibilizado aos alunos que odesejem manusear ou ler outros poemas.

O quarto de hora de poesia

Dedicar um quarto de hora à leitura de poemas é uma actividade a realizar preferencialmente uma ou duas vezes por semana.

Recomenda-se uma actividade de impregnação, ou seja uma leitura sugestiva, sem análise nem debate que vise apenas suscitar a fruição. Recomenda-se ainda que o professor vá apresentando poetas e estilosdiferentes e que procure adequar a entoação da leitura ao conteúdo do poema.

A hora da poesia

Uma hora de poesia na aula exige trabalho de preparação intensa por parte do professor e só é recomendável para alunos já motivados para este tipo de actividade.

A frequência mais adequada tem de ser decidida em função da turma, mas de uma maneira geral, pode realizar-se com êxito, uma ou duas vezespor mês.

Além da leitura dos poemas seleccionados, justifica-se o debate, a análise do conteúdo e dos recursos linguísticos, comentários escritos e outras actividades.

A semana da poesia

Quando se decide dedicar uma semana à poesia é possível e desejável que a escola se envolva e que colaborem professores de várias disciplinas, bem como pais e outros familiares que desejem participar.As actividades podem incluir:

- encontros poéticos entre turmas;
- espectáculos de poesia com (ou sem) acompanhamento musical, envolvendo (ou não) dramatização;
- escrita intensiva de poemas durante toda a semana;
- concursos de leitura de poemas;
- jogos florais;
- exposição de poemas ilustrados, por toda a escola;
- troca de mensagens entre turmas, escritas em verso ,apresentadas emdiversos suportes;
- enigmas em verso para propor a outras turmas ou para rally papers;
- encontros  com poetas;
- correspondência poética entre escolas do mesmo agrupamento ou de agrupamentos diferentes;
- selecção dos poemas preferidos dos alunos ou da turma e apresentação das escolhas à escola em cartazes ilustrados.

2. Diferentes modalidades de integração da poesia na sala de aula

3.Diferentes modalidades de leitura de poemas na sala de aula

A apresentação oral de poemas exige preparação. O professor deve primeiro sentir o poema para depois o poder partilhar com os alunos. E deve treiná-lo para poder usar adequadamente diferentes recursos expressivos como: a intensidade da voz, a pronúncia, a entoação, os silêncios e a expressão facial, os movimentos, a postura, etc.

Umaboa leitura de poemas deve ser clara e natural. Mas, neste caso, conseguir ser natural pressupõe algum treino.

Modalidades  de leitura de  poemas em voz alta:

Leitura em duo

Muitos poemas prestam-se a este tipo de leitura em duo ou em jograis. São exemplo disso os poemas que têm forma de pergunta-resposta.  

Os alunos devem decidir quais os versos que formam uma unidade de sentido eensaiarem a leitura.

Leitura em roda

Os alunos colocam-se em círculo. Um aluno começa a leitura, depois passa o livro ao vizinho que continua e assim sucessivamente.

Leitura com adereços

Cada aluno escolhe o seu poema preferido e escolhe os acessórios que ajudem a ilustrar o conteúdo ou o espírito do poema e tornem a leitura mais viva. No dia da apresentação os alunos recitam ou lêem...
tracking img