Estetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DETERGENTE ENZIMÁTICO LENZAFARM

Limpeza
É a etapa mais importante nos processos de esterilização e desinfecção, já que resíduos de matéria orgânica, visíveis ou não, podem esconder microrganismos causadores de infecção no instrumental clínico e cirúrgico e em equipamentos médico-hospitalares. O processo de limpeza remove o material orgânico acumulado, como sangue e saliva. Se permanecer nosinstrumentos, este material prolonga o tempo necessário para a esterilização, podendo até mesmo inviabilizá-la, isolando os microrganismos do agente esterilizante. A desinfecção de qualquer instrumento estará comprometida caso a limpeza do mesmo não seja eficiente.



A limpeza do artigo contaminado após sua utilização deve ser iniciada o mais rápido possível pelos seguintes motivos:favorecer o processo de limpeza, pois quanto maior o tempo entre o uso e a lavagem do artigo, mais difícil é a retirada da matéria orgânica, que fica ressecada;


diminuir o risco ocupacional dos funcionários, pois os microrganismos que estão presentes na sujidade reproduzem-se em progressão geométrica e quanto maior o tempo entre o uso e a lavagem do artigo, maior a quantidade de microrganismosexistentes;


proteger os instrumentais cirúrgicos da ferroxi-hemoglobina, óxido ferroso presente no sangue, que favorece a formação de pontos de corrosão.


Detergente comum
Produto químico com tensoativos e substâncias coadjuvantes em sua formulação cuja ação principal é tornar solúveis em água substâncias pouco solúveis ou insolúveis.



Os detergentes comuns podem ser classificados emcatiônicos (liberam carga positiva) e aniônicos (liberam carga negativa). Estes íons livres formam pontes de comunicação entre as moléculas de água e as sujidades, permitindo que estas sejam removidas dos instrumentos e equipamentos.



Os maiores problemas do detergente comum são:


atuação prioritária sobre gorduras e óleos; as proteínas e açúcares são fracamente afetados pela atividadedos íons livres;


ação lenta sobre a matéria orgânica, tornando necessária a escovação, o que resulta em risco para o funcionário que manuseia os materiais contaminados durante a limpeza mecânica;


os íons livres, que propiciam a eliminação das sujidades (restos orgânicos), também atacam o material de fabricação dos instrumentos e equipamentos. Os detergentes comuns não possuem atividadeespecífica sobre as impurezas orgânicas. Seu uso constante provoca desgaste, abrasão e corrosão nos materiais clínicos, que poderão finalmente quebrar-se.




Há no mercado detergentes não-iônicos, que apresentam a vantagem de não desgastar os instrumentos e equipamentos, mas que não agem efetivamente sobre proteínas e açúcares.

Enzimas
São proteínas que agem como catalisadores nas reaçõesbioquímicas, aumentando a velocidade das mesmas, decompondo estruturas moleculares complexas em estruturas mais simples, facilitando sua dissolução. As enzimas têm a capacidade de agir sobre o sangue, gordura, muco, saliva, proteínas em geral, produzindo um substrato mais fácil de ser removido pelos agentes de limpeza, tornando mais efetiva a ação dos mesmos.




A – Componente de uma cadeiade amido
E – Enzima (amilase) decompondo amido em açúcares para que seja dissolvido

Cada tipo de enzima age sobre substratos específicos, não atacando nem mesmo moléculas muito semelhantes. Esta propriedade garante que uma enzima não iniba a atuação de outra:

Amilase
Matéria orgânica sintetizada a partir de açúcares

Vale ressaltar que a enzima não é um agente de limpeza, mas contribuipara sua efetivação quando associada ao detergente.



As enzimas são altamente sensíveis a grandes variações de pH e de temperatura, podendo até mesmo tornar-se inativas caso submetidas a estas variações.

Detergente Enzimático LENZAFARM
Elaborado à base de enzimas que agem especificamente sobre a matéria orgânica, como sangue, fezes, muco, fluidos orgânicos, etc., degradando-a e...
tracking img