Estetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTÉTICA
A palavra 'Estética' vem do grego Aísthesis, que significa sensação, sentimento. Diferentemente da poética, que á parte de gêneros artísticos constituídos, a estética analisa o complexo dassensações e dos sentimentos, investiga a sua integração nas atividades físicas e mentais do homem, debruçando-se sobre as produções d sensibilidade, como fim de determinar suas relações com oconhecimento, a razão e a ética.
Nossos juízos de valor e preferências quanto às coisas sensíveis são meramente subjetivos e arbitrários? As regras de gosto seriam meras convenções, normas impostas pelaautoridade de grupos ou indivíduos? Ou haveria no gosto um elemento racional ou uma capacidade autônoma de perceber e julgar?
A maioria dos manuais de estética parte (consciente ou inconscientemente) deum pressuposto empírico e instrumental compartilhado com as histórias da arte. supõe-se que haveria uma 'origem' da arte: os restos arqueológicos de instrumentos e obras (por exemplo, pinturasrupestres) pré-históricos comprovariam interesses ou finalidades praticas dessas produções 'artísticas'. Nessa visão, a experiência estética e a arte não teriam um estatuto autônomo, e sim preencheriam umafunção determinada por necessidades alheias à arte.
Conceito de Estética
Em Filosofia, o termo estética designa uma dimensão da experiência e da acção humana que permite caracterizar algo comobelo, agradável, sublime, grandioso, alegre, gracioso, poético ou então como feio, desagradável, inferior, desgracioso, trágico. O termo estética pode ser utilizado em diferentes sentidos, nomeadamente:. Num contexto psicológico, refere-se às experiências e comportamentos emocionais que as coisas belas provocam na pessoa.
. No âmbito da filosofia designa uma disciplina que reflete sobre o belo- é a designada filosofia da arte.
. Num sentido mais amplo, refere-se a tudo o que embeleza a existência do homem: o corpo, o vestuário, a casa, os adornos, o carro,...
. Por fim, o termo...
tracking img