estetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
WEB AULA 1
Unidade 2 – Patologias do Couro Cabeludo e Terapias Capilares
DERMATITE SEBORREICA

Caspa EU?

Caspa, clinicamente pode ser obervada por uma descamação do couro cabeludo e pode evoluir ou não de acordo com vários fatores que serão abordados abaixo.

A dermatite seborreica é uma doença inflamatória crônica com tendência a períodos de melhora e de piora. Classicamente envolveregiões de grande concentração de glândulas sebáceas como o couro cabeludo, fronte, canal auditivo externo, sulcos nasolabiais e área pré-esternal. O local mais comum do acometimento é o couro cabeludo e pode ser observado em vários graus. Caracteriza-se por uma oleosidade excessiva (seborreia) no couro cabeludo, seguida por inflamação e descamação. A inflamação produz uma vermelhidão esensibilidade, enquanto a descamação pode variar de finas escamas à intensa, formando crostas. Fissuras podem estar presentes principalmente atrás das orelhas.

Links

Acesse o link http://dermatologia.net/novo/base/doencas/ds.shtml e veja a imagem referente ao texto.

Qual a causa da dermatite seborreica?

A causa ou etiologia da dermatite seborreica é desconhecida. A produção do sebo poucoprovavelmente é o único fator envolvido. Alguns estudos de terapias com cetoconazol, agente antifúngico, sugerem que uma levedura, Malassezia fufur, que é associada com uma conhecida doença provocada por uma doença fúngica, a pitiríase versicolor (ROBBINS ; COTRAN, 2005). Outros estudos indicam o fungo pytirosporum ovale como um provável desencadeador da caspa.

O estresse é um dos mais importantesfatores desencadeantes desse quadro. A doença costuma se agravar no inverno. No caso do homem, alterações hormonais, como o excesso de testosterona, aumentam a atividade das glândulas sebáceas, exposição excessiva a altas temperaturas, excesso de química, utilização inadequada de produtos, processos alérgicos também são fatores que estão relacionados com o problema. Pode associar-se à alopeciaandrogenética, acelerando a perda capilar. Uma forma grave e de difícil tratamento de dermatite seborreica é vista em indivíduos infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Neste contexto, afeta mais de 83% dos pacientes, em contraste com uma incidência de 1% a 3% na população geral (KUMAR, V.; ABBAS, A. K.; FAUSTO, N. , 2005)

TRATAMENTOS RECOMENDADOS PELOS DERMATOLOGISTAS

Não existetratamento para a cura definitiva da dermatite seborreica, mas existem medicamentos específicos para a pele e o couro cabeludo capazes de controlar os sintomas. O diagnóstico deve ser realizado pelo médico e shampoos anti-inflamatórios, anti-fúngicos, normalizadores da descamação ou tudo isso associado são recomendados. Alguns ativos fungicidas como climbazol, itraconal e cetoconazol sãoutilizados em shampoos ou oralmente. A pirolactona olamina é um princípio ativo que age contra bactérias e fungos. Ácido salicício é um ativo com ação queratolítica, tem a função de eliminar as escamas que aderem ao couro cabeludo e facilitar a penetração de outros ativos. Quando o quadro é persistente e grave é recomendado o uso de corticosteroide tópico ou oral para melhorar.

Você pode orientar o seucliente fazendo recomendações adequadas para evitar o quadro:

Nunca durma com os cabelos molhados ou coloque touca, boné ou capacete com o cabelo úmido, pois um ambiente quente e úmido favorece o desenvolvimento de fungos, que desencadeiam a dermatite seborreica.

A caspa é um sinal clinico, procure a orientação de um dermatologista.

Alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas devem serevitados.

Banhos quentes estimulam a secreção pela glândula sebácea

Procure atividades que diminuam o estresse físico, mental e a ansiedade.

Não utilize shampoos e condicionadores em excesso, removendo-os adequadamente.

PSORÍASE

A psoríase é uma doença da pele bastante frequente. Atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, mas pode surgir...
tracking img