Estetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução
A acne vulgaris ou juvenil, surge mais comumente entre jovens e adolescentes, iniciando-se na puberdade. Pesquisas mostram que a acne afeta de 70-95% dos adolescentes com idades entre 13 e 18 anos, 8% dos jovens entre 25-34 anos e 3% de adultos entre 35-44 anos. Segundo o Ministério da Saúde, 20% das pessoas entre 15 e 25 anos não têm a doença. Cerca de 40% dos jovens possui acnegrave, sendo necessário tratamento médico.
Embora mais freqüente durante a adolescência, cada vez mais adultos após os 30 anos apresentam acne devido a diversos fatores, tanto genéticos quanto ambientais. Dados apontam que a acne tenha maior tendência a ser desenvolvida em homens, entretanto, nas mulheres ela parece ser mais resistente. Aos 40 anos, há lesões em 1% dos homens e 5% das mulheres.Poucos são os jovens que lhe escapam, embora a acne juvenil nem sempre seja levada a sério. A boa notícia é que as borbulhas não têm de ser um drama – consoante a gravidade da doença, existem vários tratamentos eficazes para combatê-la. Não é, contudo, caso para entrar em pânico. A acne é uma doença, mas tem cura.
A partir dos 11, 12 anos, a maior parte dos jovens começa a sofrer de acne juvenil.Uma doença de pele que está ligada ao processo de crescimento e que se pode manifestar de várias formas. Afeta ambos os sexos, pois ambos produzem hormônios. No caso das meninas, as modificações que ocorrem durante o período menstrual podem ainda piorar as lesões da acne. Uns sofrem apenas de pequenas erupções cutâneas, outros ficam com o rosto coberto de borbulhas e pontos negros. Um fenômeno tãodifícil de aceitar que muitos deles recusam-se a sair de casa ou criam até dismorfofobias – fobia à acne.

2 Definição de Acne Vulgares ou Juvenil
Acne vulgares, também é conhecida como espinha ou cravo, é uma doença da pele muito freqüente, gerada pela obstrução dos folículos pilossebáceos pelo excesso de sebo produzido e também pela presença de células mortas. O acúmulo causa inflamação dapele e esse ambiente pode propiciar o aparecimento e crescimento de bactérias, principalmente a Propioniumbacterium acnes.
De acordo com sua severidade, a acne pode ser classificada em:
- Acne grau I: presença de comedões abertos ou fechados com poucos sinais de inflamação.


2.1 Acne grau I

- Acne grau II: presença de comedões abertos e/ou fechados inflamados com pus (acnepápulo-pustulosa superficial).




2.2 Acne grau II


- Acne grau III: presença de comedões abertos e/ou fechados com pus e nódulos inflamatórios (acne pápulo-pustulosa profunda).


2.3 Acne grau III


- Acne grau IV: presença de nódulos e cistos e também chamada de acne conglobata.


2.4 Acne grau IV

3 Causas da Acne









3.1 Formação da acne por obstrução do folículopilossebáceo
Ainda não se conhece exatamente quais fatores causam o aumento da produção de sebo na pele. Algumas das causas que parecem estar relacionadas, dependendo do tipo de acne, são:
- A acne juvenil é causada por alterações hormonais: na puberdade, a secreção sebácea, que depende dos andrógenos (hormônios sexuais masculinos, em particular a testosterona) e dos estrógenos (hormônios sexuaisfemininos) aumenta de forma importante e influencia o estado da pele.
- É também importante saber que a acne (juvenil ou não) tem uma forte incidência hereditária (influência dos genes). Por exemplo, se os pais tiveram acne, a criança terá 60% de probabilidade de também ter.
- Nos outros tipos de acne e às vezes até mesmo na acne juvenil, diversas causas podem originá-la. Ressaltamos aimportância de uma bactéria: Propioniumbacterium acnes ou do estresse, que também pode favorecer a acne, graças a um aumento da produção de sebo.
Lavar a pele com sabonetes ou produtos químicos esfoliantes podem irritar a pele e aumentar a produção de sebo, piorando o quadro de acne. Uma lavagem simples e suave é mais indicada do que produtos abrasivos.
Ao contrário do que muitos imaginam, comidas...
tracking img