Estetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cabelos Crespos
A estrutura dos cabelos crespos, é que aquela nasce espiralados desde a raiz. Por esse motivo, existe a dificuldade de distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios, deixando-os, muito mais secos.
Por isso, são mais difíceis de pentear e mais sujeitos à formação de nós.
A estrutura dos fios do cabelo se inicia pela cutícula, córtex ,medula e aglândula sebácea.

Cutícula: é a primeira camada do cabelo, que compõe a parte externa da haste, essa é a parte que tocamos. Ela é responsável pela proteção da fibra capilar Porém os cabelos crespos tem a superfície da cutícula mais porosa, isso faz com que esse tipo de cabelo fique mais frágil.

Córtex: Dentro da cutícula está o córtex do cabelo, uma rede de células que dá força e elasticidade .Córtex é a camada que contem a maior parte das fibras que são responsáveis pela resistência dos cabelos.
É ela que dá aos cabelos brilho e textura.
As fibras também consiste em proteínas capilares fibrosas, denominadas queratina, e substâncias conhecidas por melanina responsável pela cor dos cabelos.
Em geral cabelos crespos e muito crespos possuem um córtex mais fino, e torna o cabelosujeito a quebras e danos provocados pelo calor.

MEDULA é a parte mais interna do fio do cabelo. É uma região porosa, bem no centro da fibra capilar. Os cabelos mais crespos podem ter medulas interrompidas ou ausências de medula.

Glândula sebácea: ela é responsável pela lubrificação da cutícula com o sebo, que é um óleo (lipídio) que protege o cabelo.

Os cabelos crespos tem a menorquantidade deste óleo de proteção, o que faz com que eles fiquem mais sensíveis e opacos.
Além disso, esse tipo de cabelo possui menor teor de água o que contribui para o aspecto ressecado dos fios. Ele pode também ser considerado como cabelos secos e danificados pelo fato de utilizar químicas, tanto de alisamento como de relaxamento dos fios.
A própria estrutura do cachos dificulta a produção dosebo ao longo dos fios, deixando o cabelo mais propenso ao ressecamento.
Essa estrutura torna os cabelos crespos e muito crespos mais frágeis ao ato de pentear e escovar.
O cabelo crespos necessitam de cuidados especiais e produtos especialmente desenvolvidos para deixá-los com aspecto saudável e lindos.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-cabelo/cabelos-crespos-2.phpXampu


Xampu e suas funções.

A maior parte da sujeira do cabelo adere na camada de sebo. Se o sebo puder ser removido, as partículas sólidas de sujeira também serão. 
A maior parte dos xampus modernos, denominados xampus ácidobalanceados, contêm em suas formulações ingredientes ácidos cuja função é manter o pH do cabelolavado próximo de seu pH natural. Este efeito é obtido, por exemplo, adicionando-se à formulação do xampu o ácido cítrico, cuja função é neutralizar os efeitos temporários de xampus alcalinos

http://qnint.sbq.org.br/qni/visualizarTema.php?idTema=19

O PH do couro cabeludo está entre 3.8 e 5.6 e o PH ideal para um xampu de uso diário está entre 5 e 7. 
Se o PH for maior que 7, as cutículasse abrirão mais. É o caso dos xampus anti-resíduos, que eliminam em maior profundidade os corpos oleosos, restos de queratina, poeiras e cosméticos depositados sobre a haste capilar.

No caso de cabelos danificados ou quimicamente tratados, o PH do xampu deverá ser ácido. 

Os xampus geralmente contem detergentes aniônicos (cargas elétricas negativas) que abrem as escamas da cutícula para alimpeza.

é fundamental saber se a água que usamos para lavar os cabelos foi tratada. Por que aqui no Brasil é usado o cloro, o que determina que a concentração do tenso ativo (detergente) no xampu seja em torno de 25%.
Já na Europa e nos Estados Unidos, onde a água é tratada com cálcio e magnésio, essas concentrações vão de 50 a 75%.
http://www.tricologia.com.br/tratamento_2.asp

O...
tracking img