ESTEREÓTIPO DO NEGRO NO DOCUMENTÁRIO "NAGAÇÃO DO BRASIL" e BIOMASSA

450 palavras 2 páginas
Documentário: Faz-se perceptível o fato de que no documentário apresentado, há a presença do estereótipo em detrimento da pessoa negra, que na maioria de suas vezes, faz menção ao fato de que o negro sempre será o inconveniente, o indigente, o injusto, o empregado(servo) e o sem cultura. Como exemplo para justificar tal afirmativa, faz-se relevante a presença de uma das novelas expostas no documentário, a "Pátria Minha (1994)" , na qual o patrão(branco) ao chegar à seu quarto e se deparar com seu empregado(negro) em frente ao seu armário, que está aberto, acaba por declarar a seguinte sentença: " A hora que botei os olhos em você, eu tive a certeza absoluta. Você iria abrir o meu cofre". Tal frase, acaba por deixar claro, a evidência do estereótipo que faz relação com o fato de que todo negro é ladrão, o que nos mostra que as telenovelas da época(anos 70/80/90) tinham como costume sempre usar de um ou mais desses estereótipos, o que foi se degradando(não por completo) com o tempo.
BIOMASSA: BIOMASSA

A biomassa geralmente é utilizada como fonte de calor e para geração de eletricidade a partir da sua combustão em fornos e caldeiras acoplados ou não a turbinas a vapor. A gaseificação de biomassa consiste na conversão da biomassa em um gás combustível, possibilitando a sua utilização em equipamentos como Turbinas a Gás (TG), Motores Alternativos de Combustão Interna (MACI) aplicados a conversão de potência. A partir da biomassa também é possível obter hidrocarbone- tos com características semelhantes aos combustíveis líquidos comerciais, tais como a gasolina e o diesel. Geralmente este gás é chamado de gás de biomassa, gás pobre ou producer gas. Para fins prá- ticos, o gás obtido através da gaseificação da biomassa será denominado de gás de síntese nos próximos itens deste capítulo.
Existem duas rotas de conversão da biomassa lignocelulósica em biocombustíveis, a rota ter- moquímica e a rota bioquímica, conforme mostrado na figura 6.1. A rota

Relacionados