Esterelizaçãopor oxido de etileno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição

O óxido de etileno C2H4O é um gás incolor à temperatura ambiente, é altamente inflamável. Em sua forma líquida é miscível com água, solventes orgânicos comuns, borracha e plástico.

Para que possa ser utilizado o óxido de etileno é misturado com gases inertes, que o torna não-inflamável e não-explosivo. As misturas utilizadas são:

Carboxide: 90% de dióxido de carbono e 10% deóxido de etileno;

Oxifume-12: 88% de diclorofluormetano (freon) em peso e 12% de óxido de etileno;

Oxifume-20: 80% de dióxido de carbono em peso e volume de gás e 20% de óxido de etileno;

Oxifume-30: 70% de dióxido de carbono em peso e volume de gás e 30% de óxido de etileno.

A umidade relativa é de suma importância na esterilização por óxido de etileno. Alguns enfoques são dados a estaimportância da umidade na esterilização por óxido de etileno, um deles é o fato de que o aumento da umidade relativa aumenta o poder de esterilização do óxido de etileno. Outro enfoque dado a essa importância é que ocorrem reações químicas entre o óxido de etileno e unidades biológicas, essas reações são ligações covalentes e portanto não se dissociam, para isso a ionização deve ocorrer em umsolvente polar; assim a água funciona nesta reação como meio de reação ou solvente.

Um outro aspecto da importância da umidade neste tipo de esterilização é o fato de que a água e o agente esterilizante promovem reciprocamente a permeabilidade através de embalagens de filme plástico, dependendo de sua característica polar ou apolar. O óxido de etileno funciona como transportador através de filmesnão polares e hidrófobos; já a água favorece a passagem de óxido de etileno através de filmes polares (celofane e poliamida por exemplo).

Esterilização por óxido de etileno
É um tipo de esterilização química baseada no uso de um agente esterilizante denominado óxido de etileno. Utiliza-se na área médica há mais de 60 anos sendo o método recomendado para aqueles elementos que não podem seresterilizados com as técnicas tradicionais de calor e/ou vapor.

O método químico de esterilização com gás de óxido de etileno não foi superado por nenhuma outra tecnologia, tornando-se insubstituível na esterilização de elementos termosensíveis.

O desenvolvimento de novas matérias primas e productos, paralelamente com a área médica, possibilitou o surgimento de inumeráveis técnicas e procedimentos,grande quantidade de drogas novas e numerosos elementos de uso interno e externo fabricados com materiais não tradicionais e termosensíveis.

Com o aparecimento de novos elementos para o uso médico, a esterilização passou por um processo de adaptação para poder satisfazer as necessidades da indústria e das unidades sanitárias.

As técnicas tradicionais de calor (seco e úmido) de estufas eautoclaves a vapor, necessitaram ser complementadas com a radiação de raios gama e a esterilização química por óxido de etileno; este último é um método de esterilização em frio já que trabalha com temperaturas inferiores a 60 graus.

Desta maneira é possível esterilizar elementos que de outro modo deveriam ser inutilizados depois do uso, seja porque não poderiam ser reciclados com a máximasegurança e garantia requerida por uma unidade sanitária, ou porque o calor os prejudicaria reduzindo sua vida útil.




Mecanismo de ação

O óxido de etileno reage com a parte sulfídrica da proteína do sítio ativo no núcleo do microrganismo, impedindo assim sua reprodução.

Indicações

A utilização do óxido de etileno na esterilização é hoje principalmente empregada em produtosmédico-hospitalares que não podem ser expostos ao calor ou a agentes esterilizantes líquidos: instrumentos de uso intravenoso e de uso cardiopulmonar em anestesiologia, aparelhos de monitorização invasiva, instrumentos telescópios (citoscópios, broncoscópios, etc.), materiais elétricos (eletrodos, fios elétricos), máquinas (marcapassos, etc.), motores e bombas, e muitos outros.

Este tipo de...
tracking img