Esterelização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Esterilização, Desinfecção e Anti-sepsia

Esterilização

Esterilização é a destruição total de todos os microrganismos, incluindo as formas mais resistentes como os esporos bacterianos, asmicobactérias, os vírus não-envelopados (sem lipídios) e os fungos. A esterilização pode ser obtida com o uso de esterelizantes físicos, vapores de gases ou esterilizantes químicos.

Os esterilizantesfísicos, como o calor úmido e o calor seco, são os métodos de esterilização mais comuns usados em hospitais e indicados para muitos materiais, exceto aqueles que são sensíveis ao calor ou que sãoconstituídos de substâncias químicas tóxicas ou voláteis. A filtração é util para a remoção de bactérias e fungos do ar (filtros de ar com partóculas de alta eficiência[HEPA-High efficiency particulate airfilters]) ou de soluções. Esses filtros são inadequados para remover vírus e algumas bactérias pequenas. A esterilização pela radiação ultravioleta ou ionizante (por exemplo, microondas ou raios gama)é também comumente utilizada. A limitação da radiação ultravioleta é necessidade de exposição direta.

O vapor de gás esterilizante mais comumente utilizando é o óxido de etileno. Apesar de seraltamente eficiente, existem regulamentos que restrigem o seu uso, uma vez que ele é extremamente tóxico. A esterilização com o formaldeído é também limitada pelo fato de essa substância ser carcinogênica.Seu uso é restrito primariamente à esterilização dos filtros HEPA. Vapores de peróxido de hidrogênio são esterilizantes eficazes devido à natureza oxidante do gás. Ele é usando para esterilização deinstrumentos.

Uma variação é a esterilização com o gás plasma, na qual o peróxido de hidrogênio é vaporizado e são produzidos radicais livres reativos com frequência de microonda ou com energia deradiofrequência. Por ser um eficiente método de esterilização que não produz subprodutos tóxicos, acredita-se que a esterilização com ogás plasma substituirá muitas das aplicações do óxido de...
tracking img