Esterase em folhas de brachiaria brizantha cv. marandu adubadas com fontes de silício

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTERASE EM FOLHAS DE Brachiaria brizantha cv. Marandu ADUBADAS COM FONTES DE SILÍCIO.
1. Introdução

A qualidade de uma forrageira é influenciada pelo gênero, espécie, cultivar, fertilidade do solo, condição climática, idade, fisiologia e manejo a que ela é submetida e, em conseqüência desse grande número de fatores, faz-se necessário o maior número de informações possíveis para que se possamtomar decisões objetivas de manejo e maximizar a produção animal.
Segundo Van Soest (1981), a qualidade das forragens como alimento está diretamente relacionada à sua composição nutricional, aliada a possíveis fatores antinutricionais, os quais geralmente estão envolvidos na proteção da planta contra a predação e biodegradação. Esse mesmo autor comenta que o teor de lignina pode serconsiderado como o principal fator da planta envolvido na redução da digestibilidade das forragens, entretanto, um teor de sílica (SiO2) poderia se tornar importante sendo limitante a digestibilidade (VAN SOEST & JONES, 1968, VAN SOEST, 1981).
O silício não está no grupo dos elementos essenciais para o crescimento de certas plantas, mas a questão da sua essencialidade tem sido muito discutida e atérecentemente o Si era encarado apenas como uma barreira mecânica passiva de defesa da planta contra o estresse ambiental, no entanto, é indiscutível o seu efeito no desenvolvimento e na produtividade de muitas gramíneas como arroz, cana-de-açúcar, sorgo, milheto, aveia, trigo, milho, grama kikuyu, grama bermuda, e algumas espécies não gramíneas como alfafa (KÖNDORFER, LEPSCHI; 2001)
O efeito daproteção mecânica do silício em plantas é atribuído, principalmente, ao depósito de Si na forma de sílica amorfa (SiO2.nH2O) na parede celular que provoca a formação de uma dupla camada de sílica cuticular, ao qual, pela redução da transpiração, faz com que a exigência de água pelas plantas seja menor. Este aspecto pode ser de extrema importância para as gramíneas que crescem em solos do cerrado onde operíodo de estiagem é longo e severo. A acumulação de sílica também torna a planta mais rígida e resistente (MA, 1988; MA; MIYAKE; TAKAHASHI, 2001; FARIA, 2000).
JONES & HANDRECK (1967) comenta que a sílica, assim como a lignina, faz parte da matriz da parede celular e ambas reduziriam a acessibilidade dos carboidratos da parede ao ataque dos microrganismos digestivos.
A definição das funçõesbioquímicas específicas de elementos traços como o Si na nutrição das espécies mamíferas e das plantas ainda não foram bem esclarecidas.
Enzimas como a esterase e a glicose-6-fosfato desidrogenase estão envolvidas no processo respiratório das sementes, podendo ser utilizadas como marcadores da qualidade fisiológica dessas. Também as enzimas superóxido-dismutase, peroxidases e catalases estãoenvolvidas na remoção de radicais livres durante o processo de deterioração das sementes (Menezes, 2005).
Como o silício ainda é um elemento pouco conhecido na agricultura, justifica-se essa pesquisa para avaliar a atividade isoenzimática na pastagem (em folhas de Brachiaria brizantha cv. marandu) adubada com fontes diferentes de silício no solo, no sentido de se elucidar os efeitos desta adubaçãona proporção de isoenzimas (esterase), uma vez que sabe-se que estas estão relacionadas à resistência de vegetais frente a fitopatógenos.

Material e Métodos
O cultivo foi realizado no campo Experimental da Unicastelo (C.E.U.) no campus Descalvado/SP e conduzido através de casa de vegetação. Foram coletadas amostras de solo para análise química, correção e enchimento dos vasos. O experimentoconstou de 10 tratamentos com 5 repetições cada, sendo 5 doses de adubação de silício orgânico (0, 50, 100, 150 e 200 g. kg -1), e 5 doses de adubação de silicato de cálcio (0, 50, 100, 150 e 200 g. kg -1), convertidas nas quantidades representativas aos níveis de garantia de cada produto.
Após as coletas de material, as amostras foram embaladas em sacos de polietileno, identificadas,...
tracking img