Esteróides

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INDRODUÇÃO

Os esteróides são lipídeos derivados do colesterol. Eles atuam, nos organismos, como hormônios e, nos humanos, são secretados pelas gônadas, córtex adrenal e pela placenta. A testosterona é o hormônio sexual masculino, enquanto que o estradiol é o hormônio responsável por muitas das características femininas.
O colesterol, além da atividade hormonal, também desempenha um papelestrutural - habita a pseudofase orgânica nas membranas celulares. Muitas vezes chamado de vilão pela mídia, o colesterol é um composto vital para a maioria dos seres vivos.

São lipídeos que não possuem ácidos graxos em sua estrutura, derivam do anel orgânico Ciclopentanoperidrofenantreno. Os esteróides com função alcoólica são principais subclasses dos esteróides. O colesterol é um esteróideimportante na estrutura das membranas biológicas e atua como precursor na biossínteses dos esteróides biologicamente ativos, como os hormônios esteróides e os ácidos e sais biliares. O excesso de colesterol no sangue é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças arteriais coronarianas, principalmente o infarto agudo do miocárdio.

ESTERÓIDES

Esteróides Anabolizantes sãodrogas fabricadas para substituírem o hormônio masculino Testosterona, fabricado pelos testículos que controlam a síntese de moléculas grande a partir de moléculas pequenas. Eles ajudam no crescimento dos músculos (efeito anabólico) e no desenvolvimento das características sexuais masculinas como: pelos, barba, voz grossa etc. (efeito androgênico).
testosterona
São usados como medicamentos paratratamento de pacientes que não produzem quantidade suficientes de Testosterona. Os principais medicamentos esteróides anabolizantes podem ser usados na forma de comprimidos, cápsulas, ou como injeção intramuscular. Os que utilizam essas drogas sem ser por problemas médicos, fazem esse uso para melhorar o desempenho nos esportes, aumentar a massa muscular e reduzir a gordura do corpo. Osprincipais usuários dessas drogas são os atletas, porém o uso também está espalhando-se entre os não atletas que buscam um corpo "sarado" (forte, desenvolvido).
Os homens são ainda os maiores usuários, mas esse uso vem crescendo entre as mulheres. O uso indevido dessas drogas pode acarretar inúmeros problemas como: Homens e adolescentes: redução da produção de esperma, impotância, dificuldade ou dor emurinar, calvície e crescimento irreversível das mamas (ginecomastia). Mulheres e adolescentes: aparecimento de sinais masculinos como engrossamento da voz, crescimento excessivo de pelos no corpo, perda de cabelo, diminuição dos seios, pelos faciais (barba). Em pré-adolescentes e adolescentes de ambos os sexos: finaliza, prematuramente, o crescimento deixando-os com estatura baixa para o resto desuas vidas. Em homens e mulheres de qualquer idade: aparecimento de tumores (câncer) no fígado, perturbação da coagulação do sangue, alteração no colesterol, hipertensão, ataque cardíaco, acne, oleosidade do cabelo e aumento de agressividade que pode manifestar-se em brigas.
Usuários que injetam esteróides anabolizantes com técnicas inadequadas e não estareis (livre de contaminação), ou dividemagulhas contaminadas com outros usuários, correm o risco de contrair infecções como HIV, hepatite B e C. Essas drogas, principalmente em altas doses, aumentam a irritabilidade e agressividade. Esses usuários podem cometer atos agressivos como luta física, roubo, ou utilizar a força para obter alguma coisa, ainda em altas doses, os usuários podem desenvolver outros comportamentos como: euforia,aumento da energia, alteração de humor, distração, esquecimento e confusão.
Se o usuário chegar a desenvolver comportamentos violentos e/ou problemas de esquecimento ou confusão, fica difícil manter-se na escola ou no trabalho. Os esteróides anabolizantes não são consideradas drogas que induzem o uso de outras drogas ilícitas, ou seja, não são porta de entrada para uso de outras drogas. Porém, os...
tracking img