Esteira e um carrinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 4
3. JUSTIFICATIVA 5
3.1. COMO DOIS MOVIMENTOS INTERAGEM ENTRE SI. 5
3.2. VERIFICAR SE VELOCIDADE É UMA GRANDEZA ESCALAR? 5
3.3. VELOCIDADE ESCALAR 6
4. VETORES 6
5. VERIFICAR OS MOVIMENTOS UNIFORMES 7
6. MATERIAIS UTILIZADOS NA EXPERIÊNCIA 7
7. MONTAGEM DA EXPERIÊNCIA 8
7.1. 1º Experiência - Velocidades diferentes esentidos iguais. 8
7.2. 2º Experiência - Velocidades diferentes e sentidos diferentes. 8
7.3. 3º Experiência - Velocidades diferentes, sentidos diferentes e ângulos diferentes. 8
8. CONCLUSÃO 10
9. referência BIBLIOGRáFIcA 11



















1. INTRODUÇÃO



Um dos principais propósitos da física é analisar o movimento que se move um objeto, como asua distância ou então a velocidade que este sofre. Existem inúmeras aplicações destes aspectos estudados, dentre as aplicações se destaca a engenharia, que depende destes estudos levantados para o bom emprego em suas peças e produtos (HALLIDAY, 2009).Na ampliação do conhecimento sobre este tema este trabalho trará uma abordagem sucinta, bem como a realização de experimentos sobre movimento.03

2. OBJETIVO

A finalidade desta experiência é estudar o movimento retilíneo uniformemente variado e obter experimentalmente as equações de um corpo submetido a um movimento. Serão utilizados gráficos, propagação de erro e desvios avaliados para se chegar ao resultado esperado. Existem na natureza vários exemplos de movimento nosquais a velocidade aumenta a uma taxa constante. Isso significa que em um instante qualquer a velocidade é proporcional ao tempo, ou seja, é uma função do tempo. Podemos concluir então que a distância percorrida (o espaço) não deve ser proporcional a t mas sim a t². Nesta experiência, pretende-se reproduzir em laboratório um movimento que varia uniformemente com o tempo e verificar se suaspropriedades concordam com a previsão do modelo. Esse tipo de movimento deve ocorrer quando a força resultante que atua sobre o corpo é constante. Trata-se pois de conseguir um equipamento no qual um corpo se mova sobre ação de uma força constante e que permita simultaneamente a observação de seu deslocamento em função do tempo. O mais simples é usar a própria força de atração gravitacional e tentarregistrar o tempo e o deslocamento do corpo.
















04





3. JUSTIFICATIVA




3.1. COMO DOIS MOVIMENTOS INTERAGEM ENTRE SI.

Como estamos falando de forças que interagem entre si, podemos dizer também que iremos estudar a 3º Lei de Newton que irá nos mostrar exatamente a troca de forças entre si, seja a qual for está por contato ou porcampo. Ela nos ensina que se um corpo faz uma força em outro, imediatamente ele receberá desse outro corpo uma força de igual intensidade, igual direção e sentido oposto à força aplicada.



3.2. VERIFICAR SE VELOCIDADE É UMA GRANDEZA ESCALAR?

Lembre-se de que a velocidade é uma grandeza vetorial, assim como a força. Temos que considerar módulo, direção e sentido dessasgrandezas. Como a massa é uma grandeza escalar sempre positiva, a quantidade de movimento é representada por um vetor cujo módulo é proporcional ao vetor velocidade e tem a mesma direção e o mesmo sentido.


P = M.V

PARA REPRESENTAR O VETOR QUANTIDADE DE MOVIMENTO DE UM SISTEMA DE COORDENADAS, BASTA MULTIPLICAR CADA COORDENADA DO VETOR VELOCIDADE PORM PARA OBTER AS COORDENADAS CORRESPONDENTES DE.


05

3.3. VELOCIDADE ESCALAR

A velocidade escalar média é a relação entre o deslocamento escalar ∆s e o correspondente intervalo de tempo ∆t.
Sendo assim em nossa experiência temos algumas velocidades e sentidos iguais ou opostos, por exemplo:
No 1º experimento temos dois corpos interagindo...
tracking img