Este Ensaio Objetiva Realizar Uma An Lise Sobre As Caracteristicas Principais Da Obra M Morias Sentimentais De Jo O Miramar Do Grande Escritor Inovador Oswaldo De Andrade

1837 palavras 8 páginas
-Memórias Sentimentais de João Miramar- Oswald de Andrade

Amanda Gomes da Rocha*

Resumo:
Este ensaio objetiva realizar uma análise sobre as características principais da inovação literária apresentada na obra “Memórias Sentimentais de João Miramar” do grande escritor modernista Oswald de Andrade. Especificando especialmente o corpo de personagens, narrador, tempo, espaço e linguagem com relação ao titulo da obra; memórias. Introdução:
Oswald de Andrade foi considerado o articulador mais emblemático do Modernismo brasileiro, movimento conhecido por ter como objetivo a ruptura com a tradição literária, imposta até aquele momento, e que pode ser entendido como de rejeição ao passado em si. Este movimento buscava a formação de uma nova literatura voltada aos moldes mais modernos e para as origens do país, espelhando-se nos novos padrões da Europa para criar uma literatura nacional.
A obra de Oswald é totalmente inovadora, não há um tema específico como havia na literatura “conservadora”, há uma ruptura com a linguagem, que antecedeu o modernismo. Oswald transpõe a quebra do plano cronológico, não há ordem correta para tempo e espaço. Ele se preocupa apenas com as emoções que cada um dos fatos lhe provoca.
A obra adquire a personalidade revolucionaria de seu autor, tornando-se pura, verdadeira e autêntica. Retratando as experiências vividas pelo personagem João Miramar, se assemelhando a vida de Oswald, de uma forma a relacionar a realidade com a ficção, afim de, expressar suas idéias através de uma memória traduzida ficcionalmente.

Memórias Sentimentais de João Miramar foi uma obra lançada no ano de 1994, pós Semana da Arte

Relacionados