Estação de tratamento de eflentes

736 palavras 3 páginas
MAURI APARECIDO DE RESENDE CAMPOS

Concreto Compactado a Rolo

Trabalho apresentado como um requisito da disciplina materiais de construção, ministrada pela professor Fabio no 6º. período do curso de engenharia civil da Faculdade Pitágoras.

BELO HORIZONTE, 09 DE NOVEMBRO 2011

FACULDADE PITAGORAS DE ENSINO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

MAURI APARECIDO DE RESENDE CAMPOS

Concreto Compactado a Rolo

BELO HORIZONTE,09 DE NOVEMBRO DE 2011

Concreto Compactado a Rolo

Concreto Compactado a Rolo
O concreto compactado a rolo, também conhecido como concreto rolado ou CCR, é um concreto seco, com consistência e trabalhabilidade tal que permite sua compactação através de rolos compressores. É utilizado como base ou sub-base para placas de concreto simples ou armado e como material para a formação do corpo de barragens.
O inicio desta tecnologia ocorreu nos Estados Unidos, em 1893, no que é considerado o pavimento de concreto mais antigo que se conhece. A camada inferior foi feita com um concreto de baixo consumo de cimento e compactada por compressão. Em 1944, na Inglaterra, seu uso passou a ser quase uma rotina nestes tipos de obra.
Os materiais componentes são os mesmos utilizados no concreto convencional e, em geral, se consegue uma boa dosagem sem a necessidade de se trazer de locais afastados, o que oneraria o custo final.
O cimento a ser empregado pode ser de qualquer tipo, desde que atenda as especificações das normas brasileiras – inclusive os de alta resistência inicial -, mas recomenda-se usar os de alto-forno, pozolânicos ou somente com fíler. O consumo normalmente varia entre 80 a 120 kg/m3. Porém, outros teores podem ser usados para aplicações específicas.
As britas e a areia também devem se adequar às prescrições das normas brasileiras, com o cuidado de não exagerar no tamanho máximo – 38 mm ou menor -, e atender a boa distribuição de finos para o correto preenchimento dos vazios. Uma boa distribuição granulométrica facilita

Relacionados