ESTATUTO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

3420 palavras 14 páginas
ESTATUTO DAS PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS

O perfil das pessoas portadoras de necessidades especiais na sociedade brasileira Causas da deficiência e o número de pessoas com deficiência no Brasil;
Faixa Etária.
Posição na Família.
Estado Civil.
Tempo de Estudo.
Termo adequado para se referir à deficiência

Causas da deficiência e o número de deficientes

As causas são diversas, o Brasil é afetado por dois grupos de causas principais. a) Deficiência congênita. b)Deficiência adquirida.

No Brasil, de acordo com IBGE existe 24,6 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, o que equivale a 14,5% da população nacional.

Tipos de deficiências

A deficiência visual é a mais presente nos brasileiros, com quase a metade da população (48,1%), depois vêm as deficiências motoras e física que, em conjunto somam (27,1%), a terceira maior incidência é a deficiência auditiva com (16,6%), e a ultima aparece a deficiência mental, que atinge (8,2%) do total de indivíduos.

Faixa Etária e Posição na família

De 0 a 4 anos 1,5%
De 60 anos ou mais o índice é de 29%
De 40 anos ou mais 64,1% do total de deficientes em nosso País.
A maioria das pessoas com deficiências são chefe de família (47,7%), conclusões: que diferente do que pensava o fato de possuir uma deficiência não torna a pessoa dependente de alguém, pelo contrário as pessoas que vivem com os deficientes é que depende deles . Grande parte destes chefes são pessoas que adquiriram suas deficiências ao longo da vida.

Estado civil e Tempo de estudo
Na população com deficiência, a participação dos casados é a mais significativa a grande maioria (44,%), seguidos dos solteiros que é (35,2%). Isto se explica, se levarmos em conta a fase do ciclo de cada um, já que a população casada tende a ser mais velha, e mais suscetível a adquirir algum tipo de deficiência.
De acordo com o senso realizado pelo (MEC) em 2005 corroboram estas informações, no ensino

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas
  • Hist ria Teoria Jos Carlos Reis 3a
    90437 palavras | 362 páginas