Estatuto do idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Falta povo na república. A participação popular anda nas nuvens, longe das ruas. É a nossa maldita herança cultural e política do Estado Brasileiro. Um Estado elitista, patrimonialista. Que exclui ospobres (perverso). Não há democracia econômica no Brasil.
Nas ruas, estão os símbolos reais do capital: fast food, caixas eletrônicos, self service. Pessoas que estão nas ruas, mas não são notadas.A cidade-mercadoria. Os olhos mortos assistem a mais uma demolição de casa no centro. As cidades vivem um eterno janeiro.Vazias de movimentos sociais. Corremos pela sobrevivência.Os dias estão cadavez mais caros. O dinheiro continua nas mãos de poucos. E a maioria, sem ter o que comer. Como será o amanhã? O sonho fica distante.
Não há surpresas. Vamos em frente, plugados mecanicamente. Paraonde? Os jovens estão de cabeça baixa – uns tantos. Os idosos, muitos, travados. Tem um espaço para ocupar na sociedade. Intervir na família, no bairro e na cidade. Numericamente, são superiores. Elesdevem atuar socialmente. Politicamente. Povoado de planos. A vergonha é uma das mais poderosas máquinas de enquadramento social que existem (Cristovão Tezza).
De documentos específicos para os idosos,estamos bem servidos. Carecemos de informação. O Estatuto do Idoso é mesmo, na minha opinião, um ilustre desconhecido. Já se vão seis anos de sua existência, sem grandes transformações provocadas navida dos cidadãos idosos.
Dos leitores idosos, quantos leram e/ou conhecem o Estatuto? Que precisa ser lido, conhecido, estudado. Debatido. Como exigir direitos, se você não os conhece?
Detalhe: aprópria sociedade não está preparada, organizada o suficiente para receber o Estatuto. A começar por algumas repartições públicas. Os serviços (alguns também) públicos municipais. Metaforicamente falando,é como construir uma casa, iniciando pelo telhado. É hora de recomeçar. Reconstruir. E eu acredito que ” todas as forças estão reunidas para que o dia amanheça”(Cristovão Tezza)
Em tempo: o...
tracking img