EStatiticas

Páginas: 13 (3198 palavras) Publicado: 18 de junho de 2013
Amostragem

Objetivos do módulo

Caso você queira saber se uma determinada marca de uísque é boa, você precisa beber a garrafa inteira? A menos que você tenha acabado de bebê-la a resposta será certamente não. Todos nós sabemos que basta beber uma dose para conseguirmos avaliar a qualidade da bebida. Esta pequena dose é chamada de amostra, e o processo pelo qual estimamos a qualidade douísque usando a avaliação de uma amostra é chamado de amostragem.

Agora, note que, se você quiser fazer o mesmo raciocínio para uma feijoada você terá que considerar alguns aspectos: O processo de amostragem ainda é válido, mas, a amostra certamente terá que ser maior do que aquela de uísque. E porque isso? Por que enquanto o uísque é totalmente homogêneo a feijoada tem um alto grau deheterogeneidade. Trocando em miúdos, se você pegar uma pequena amostra da feijoada corre o risco de não provar o paio, que está uma porcaria, e assim chegar a conclusões errôneas.

Em estatística a medida que nos informa qual é o grau de homogeneidade do universo que estamos trabalhando é o desvio padrão, e quanto maior ele for menos homogênea será o universo e a amostra.

Assim quando quisermos saberqual é o tamanho que uma amostra deve ter, deveremos saber qual é o seu desvio padrão.

Por outro lado observe que, quando você experimenta uma amostra para saber como funciona o universo todo você está fazendo uma estimação, ou seja, uma previsão do todo a partir de uma parte. Isso é possível, mas com um cuidado fundamental: A previsão está sujeita a um erro estatístico, ou seja, uma tolerânciapara mais e para menos em torno do valor previsto. Esta tolerância é chamada de erro máximo da estimativa, e deve ser estabelecido por você em função da resposta que você espera obter. Note que quanto menor for o erro que você está disposto a aceitar mais vai ser o tamanho da amostra que terá que ser colhida, ou seja, mais cara será sua amostragem.

Assim quando quisermos saber qual é o tamanhoque uma amostra deve ter, deveremos estabelecer qual é o erro máximo esperado.

Por fim você terá que notar que essa sua estimativa merece certa confiança de sua parte, ou seja, o quanto você acredita que ela está certa. Lembre-se que se você quiser ter 100% de confiança, terá que pagar por isso. A amostra ficará grande e cara. Na maior parte das vezes uma confiança de 90 ou 95% é suficientementeboa para podermos tomar uma decisão segura e coerente. Certamente você trabalhou com uma confiança muito menor quando decidiu pedir a mão daquela garota bonita ou você aceitou o pedido de casamento daquele galante rapaz!

Assim quando quisermos saber qual é o tamanho que uma amostra deve ter, deveremos estabelecer qual é o nível de confiança com que devemos trabalhar.

Note, portanto quegrande parte de nossas preocupações no processo de amostragem é a determinação do tamanho das amostras.

Amostragem, fundamentalmente, é o processo de colher amostras, estudá-las, determinando suas medidas estatísticas e a partir deste estudo induzir os parâmetros populacionais.

Quando falamos que estamos estimando um parâmetro estatístico queremos dizer que a partir do conhecimento de uma medidaestatística iremos prever o valor da medida (parâmetro) populacional. Por exemplo, suponha que tenhamos escolhido aleatoriamente 100 alunos de Estatística, dentro de uma população de 1000 estudantes, coletado as notas de cada um e encontrado a média dessas notas. Suponha que essa média tenha sido 5,6. É lógico supor, em princípio que a média de todos os 1000 alunos de Estatística também seja iguala 5,6.

Para diferenciarmos as duas informações iremos utilizar simbologia diferente para as medidas estatísticas e para os parâmetros populacionais. Assim sendo diríamos que para a amostra de 100 alunos a média é: X= 5,6, e que para a população de 1000 estudantes a média estimada é µ = 5,6. As medidas estatísticas são simbolizadas por letras do nosso alfabeto e os parâmetros estatísticos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estatitica
  • estatítica
  • eSTATITICA
  • estatitica
  • estatítica
  • Estatitica
  • Estatítica
  • Estatitica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!