Estatisticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1: Introdução à Estatística. Uma visão geral da estatística.
Relatório
A Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise einterpretação de dados. Tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.
As informações estatísticas são concisas, específicas e eficazes,fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão. Neste sentido, a Estatística fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhorsuas metas, avaliar sua performance, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.
Segundo Levin (2004) na vida cotidiana, ela também entra na forma de explicar epredizer o comportamento humano. Faz previsões construtivas da realidade social de uma maneira mais estruturada, onde estuda as variáveis do comportamento humano, que são características que diferem ouvariam de um individuo para o outro ou de um instante para outro no decorrer do tempo.
A Estatística não se restringe apenas a observações de fenômenos concretos, como também a observações desituações abstratas e complexas do comportamento humano, como na Psicologia. Logo, a Estatística permite mensurar a realidade, valendo – se de eventos empíricos, que por meio de representações numéricas,apoiam – se em interpretações teóricas que modulam a realidade (LARA, CAMARGO e ROCHA, 2002).
É aplicada como instrumento para testar hipóteses sobre a natureza da realidade social, que de certa formapassariam despercebidos ao observador eventual, podendo ser definida de acordo Levin, autor do livro Estatísticas para Ciências Humanas, pag.15 “conjunto de técnicas para redução de dados quantitativos(isto é, uma serie de números) a um pequeno numero de termos descritivos mais convenientes e facilmente transmissíveis”.
É de total importância nas áreas exatas quanto humanas e biológicas, onde...
tracking img