Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Esta

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ESTATÍSTICA




DENES ALEXANDER RA - 326181
KARLA SIMONE RA – 308113
LEANDRO ALCANTORINO RA – 295369
LINDALVA LEMOSRA – 334861
REYNA GAMA – RA 335255




Profª. Ivonete Melo de Carvalho
MANAUS – AM
2012
ETAPA 1

Introdução

O Objetivo desta ATPS é a construção deum relatório conforme estudo de caso que será apresentado ao diretor da empresa, contendo os resultados da pesquisa estatística de controle de qualidade. A importância do aprendizado neste desafio nos dá a possibilidade de utilização do estudo e compreensão de dados estatísticos e suas implicações como ferramenta de intervenção na área administrativa.

Passos 1, 2, 3 e 4
Conceito de EstatísticaA Estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados. Para a utilização dos mesmos na tomada de decisões, a estatística possui dois grandes ramos:
1- Estatística Descritiva: compreende a coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo, de forma a apresentar coeficientes de forma conveniente ecomunicativa.
2- Estatística Indutiva ou Inferencial: compreende procedimentos empregados na análise e na interpretação dos dados para chegar a grandes conclusões ou inferências sobre populações com base em dados amostrais, associados a uma margem de incerteza. Fundamentam ainda as medidas de incerteza que resultam na teoria da probabilidade
A estatística é uma coleção demétodos paraplanejarexperimentos, obter dados eorganizá-los, resumi-los, analisa-los,interpretá-los e deles extrairconclusões (Triola, 1998). |
O referido artigo tem como objetivo realizar um estudo de caso emumaindústriadefundição,localizada no Estado de Santa Catarina, aplicando conceitos básicos deControleEstatísticodeProcesso (CEP). Consiste também em analisara qualidade e acapacidade de produção da indústria,visando identificar particularidades e características do processo, bem como oportunidades de melhorias aos operadores e responsáveis pelo monitoramentodo processo na empresa.
Nesseestudo, serão utilizados principais tipos de gráficos decontrole já consagrados
na literatura, tais como:
* Gráfico decontrole para observações individuais;
* Gráficoda amplitude móvel;
* Gráfico da médiamóvel exponencialmente ponderada
* E gráfico da soma cumulativa.
O trabalho limita-se em realizar análises estatísticassobre os dados fornecidos para estudo e possivelmente construir conjecturas baseadasnas informações transmitidas pela empresa, esperando e acreditando na fidedignidadee veracidade das mesmas, sem,desprezar toda e qualquer informação.
O Artigo “Conceito e Aplicações deEstatística”, fala da formação básica que permite ao estatístico utilizar técnicas como:
Efetuar levantamentos e análises de informações;
Planejar e realizar experimentos e realizar pesquisas em várias áreas científicas;
Formular a solução para os mais variados e complexos problemas concernentes à melhoria e otimização dos processos.

Aplicação da Estatística na área administrativa.A estatística cada vez mais está ramificada as diversas áreas da administração, se tornando uma ferramenta indispensável no gerenciamento de muitas atividades.Diante da globalização e as constantes mudanças e evolutivos avanços da tecnologia, onde a informaçãoganha cada fez mais status, a administração tem superado as novas barreiras através da estatística que tem sido um referencial naatualidade.
A estatística é uma ciência muito importante para a administração, que envolve o planejamento do experimento a ser realizado, está presente em quase todas as áreas de administração. Com o passar do tempo, tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais a técnica estatística vem colaborando com os estudos organizacionais, a estatística foi de grande...
tracking img