Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTATÍSTICA BÁSICA








Conteúdo


1. Introdução pag. 02
2. Organização de Dados Estatísticos pag. 03
3. Medidas de Posição pag. 14
4. Medidas de Dispersão pag. 27
5. Medidas de Assimetria e Curtose pag. 32































ESTATÍSTICA BÁSICA



1. INTRODUÇÃO

ESTATÍSTICA:ramo da matemática aplicada.


MÉTODO ESTATÍSTICO

MÉTODO: é um meio mais eficaz para atingir determinada meta.

MÉTODOS CIENTÍFICOS: destacamos o método experimental e o método estatístico.

MÉTODO EXPERIMENTAL: consiste em manter constante todas as causas, menos uma, que sofre variação para se observar seus efeitos, caso existam. Ex: Estudos da Química, Física, etc.MÉTODO ESTATÍSTICO: diante da impossibilidade de manter as causas constantes (nas ciências sociais), admitem todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas. Ex: Quais as causas que definem o preço de uma mercadoria quando a sua oferta diminui?


• Seria impossível, no momento dapesquisa, manter constantes a uniformidade dos salários, o gosto dos consumidores, nível geral de preços de outros produtos, etc.


A ESTATÍSTICA

( É uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

( A coleta, a organização ,a descrição dos dados, o cálculo e ainterpretação de coeficientes pertencem à ESTATÍSTICA DESCRITIVA, enquanto a análise e a interpretação dos dados, associado a uma margem de incerteza, ficam a cargo da ESTATÍSTICA INDUTIVA ou INFERENCIAL, também chamada como a medida da incerteza ou métodos que se fundamentam na teoria da probabilidade.
.
3. ORGANIZAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS

DADOS ESTATÍSTICOS : São todas as informaçõeslevantadas (coletadas) que servirão
como base para o estudo e análise estatística


FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO


1º - DEFINIÇÃO DO PROBLEMA : Saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar é o mesmo que definir corretamente o problema.

2º - PLANEJAMENTO : Como levantar informações ? Que dados deverão ser obtidos ? Qual levantamento a serutilizado? Censitário? Por amostragem? E o cronograma de atividades ? Os custos envolvidos ? etc.

3º - COLETA DE DADOS: Fase operacional. É o registro sistemático de dados, com um objetivo determinado.

Dados primários: quando são publicados pela própria pessoa ou organização que os haja recolhido. Ex: tabelas do censo demográfico do IBGE.


Dados secundários: quando sãopublicados por outra organização. Ex: quando determinado jornal publica estatísticas referentes ao censo demográfico extraídas do IBGE.


OBS: É mais seguro trabalhar com fontes primárias. O uso da fonte secundária traz o grande risco de erros de transcrição.

Coleta Direta: quando é obtida diretamente da fonte. Ex: Empresa que realiza uma pesquisa para saber a preferência dosconsumidores pela sua marca.


coleta contínua: registros de nascimento, óbitos, casamentos;
coleta periódica: recenseamento demográfico, censo industrial;
coleta ocasional: registro de casos de dengue.
Coleta Indireta: É feita por deduções a partir dos elementos conseguidos pela coleta direta, poranalogia, por avaliação,indícios ou proporcionalização.


4º - APURAÇÃO DOS DADOS: Resumo dos dados através de sua contagem e agrupamento. É a condensação e tabulação de dados.

5º - APRESENTAÇÃO DOS DADOS: Há duas formas de apresentação, que não se excluem mutuamente. A apresentação tabular, ou seja é uma apresentação numérica dos dados em linhas e colunas distribuídas de modo ordenado,...
tracking img