Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAI

ESTATÍSTICA
Ciencias Contabeis EAD



4ª Serie / 2012
SUMARIO

Conceito de Estatística 4
Estatística nas Empresas e suas Aplicações 6
Estatística na área Administrativa 7
Tabela de Dados – Café Caiçara 8
Relatório de Pesquisa – Café Caiçara11
Freqüência Absoluta e freqüência Relativa 11
Calculo da Média 12
Calculo Mediana 12
Calculo Moda 13
Calculo Amplitude 13
Calculo Desvio 13
Gráfico de Frequência Absoluta e freqüência Relativa 13
Conclusão14
Fontes e referências Bibliograficas 16

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir destaca as definições e conceitos específicos da área estatística, bem como suas inúmeras aplicações. Vale ressaltar a importância de sua aplicação na área Administrativa, principalmente no que diz respeito à tomada de decisão.Também é muito utilizada nas empresas para atingir a maior qualidade de seus produtos. Com algumas amostras podem ser analisada a qualidade da produção de um lote. Permitindo assim, reduzir e até mesmo evitar problemas futuros. Foi o que fizemos com a empresa Café Caiçara, realizamos uma pesquisa onde aplicamos procedimentos estatísticos para um lote de produção, assim foi possível calcular avariável “peso” com os dados coletados e chegar a resultado como Média, Moda, Mediana, Variância e Desvio.



CONCEITO – ESTATÍSTICA –

Estatística é a ciência das probabilidades, o conjunto de regras matemáticas que permite fazer previsões sobre determinado universo estudado, a partir de uma amostragem significativa. Uma apresentação como essa tende a reforçar a idéia de que estatística é umaespécie de álgebra burocrática, cujas fórmulas incompreensíveis são utilizadas para defender conclusões suspeitas. Ela passou a ser usada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica. Tomou força no século XX, mas já era utilizada pelos povos antigos.
Esse preconceito contra a estatística não vem de agora. Benjamin Disraeli, político britânico do século 19, diziaque há "mentiras, mentiras deslavadas e estatísticas".
Uma piada diz que se uma pessoa come dois frangos e outra nenhum, não há qualquer problema, pois, estatisticamente, elas comem um frango cada.
Essa é uma conclusão fácil para quem resume a estatística ao cálculo da média aritmética. Se nos aprofundarmos, porém, em alguns de seus conceitos e ferramentas básicas, que utilizam cálculosaritméticos simples, verificaremos que os cenários projetados pela estatística são mais confiáveis do que sugerem as ironias divertidas, mas um tanto rasas, que lhe são dirigidas.
Estatística é um segmento da matemática aplicada surgida nas questões de estado e governo. Daí o nome Estatística ser originário do termo latino status. Situações ocasionais como número de habitantes, quantidade de óbitos enascimentos, quantidades produzidas e quantitativos das riquezas formaram os primórdios dos problemas que deram início ao pensamento estatístico. (JUNIOR, 2001, p. 36).
Para Inesul (2007), a utilização da estatística já remota há quatro mil anos antes de Cristo, quando era utilizada por povos guerreiros na conquista de territórios. A própria Bíblia nos descreve isso:
Naqueles tempos apareceu umdecreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. (BÍBLIA, N.T. Lucas, 2:1-3)
Inesul (2007) destaca que foi somente no século XIX, que a Estatística começou a ganhar importância nas diversas áreas do conhecimento. E a partir do século XX começou a ser aplicada nas...
tracking img