Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A estatística é, hoje em dia, um instrumento útil e, nalguns casos, indispensável para tomadas de decisão em diversos campos: científico, económico, social, político…
Todavia, antes de chegarmos à parte de interpretação para tomadas de decisão, há que proceder a um indispensável trabalho de recolha e organização de dados, sendo a recolha feita através de recenseamentos (oucensos ou levantamentos estatísticos) ou sondagens.














1. Objeto da estatística
A Estatística é uma área científica da matemática tendo como principal objeto observar um fenómeno, recolher, analisar e interpretar os dados, e auxiliar á formulação de decisões. Os dados podem ser apresentados através de gráficos, tabelas ou textos, e a informação retirada, leva-nos a umamelhor compreensão do fenómeno que representam, permitindo avaliar este e auxiliando a tomar uma resolução caso seja necessário. Apesar disso, a informação retirado dos dados é muitas vezes incompleta e imparcial porque nos dá informação útil sobre o fenómeno em estudo, mas não destaca aspetos importantes ou o tratamento dos mesmos dados é feito de forma diferente.

2. Utilidade da estatística navida moderna
A Estatística é utilizada em todas as áreas das nossas vidas, é o suporte para a tomada de decisões, tanto a nível económico, social, politico e científico. O conhecimento dado através dos censos é importante para os governantes decidirem a política a seguir nos seus países, fornece informações sobre as condições sociais e económicas das pessoas, as classes etárias e a sua evolução. Aonível económico permite aos gestores, empresários e também aqui, aos governos saber quais as melhores soluções de gestão, de competitividade para a sobrevivências das empresas e dos países. Os dados fornecidos e tratados ao nível social permite as organizações sociais e profissionais desenvolver e fomentar atividades que permitam ajudar e melhorar as condições das pessoas. Também é responsávelpelo desenvolvimento científico em geral porque constitui o suporte da sua cientificidade. A sua aplicação faz-se nas ciências naturais, humanas e socias, na medicina, na agronomia e na floresta, ainda a ciência como a sociologia, a psicologia, a história e a pedagogia têm beneficiado de consideráveis desenvolvimentos e de aumento de credibilidade pública com a sua utilização. O cidadão comum tambémtoma decisões com base em informações fornecidas pela estatística.
3. Termos e conceitos estatísticos
3.1. Censo
Censo ou recenseamento é o estudo estatístico que inclui todos os elementos de uma população, relativamente a diferentes atributos pré-definido (só se pode realizar em populações finitas), e analisando estes quantitativamente segundo as suas características importantes. Comoexemplo, temos os Censos 2011 que permitiu saber entre outras informações que somos 10 555 853 residentes, constituímos 4 079 577 famílias e dispomos de 5 879 845 alojamentos em 3 550 823 edifícios.
3.2. Sondagem
A sondagem é o estudo estatístico de uma população que se baseia numa parte desta, isto é, numa amostra que deve ser representativa dessa população. Esta é muito utilizada na altura daseleições pelos partidos, para terem uma noção da intenção de voto por parte da população.
3.3. População
A população é o conjunto de todos os elementos, cujas características são comuns e com interesse de estudo (pode ser infinita ou finita).
Exemplo: Quantas pessoas no mundo comem apenas uma refeição.


3.4. Amostra
A amostra é um subconjunto finito da população que se supõe representativodesta.
As principais razões para em estatísticas se trabalhar com a amostra são:
• Se a população for infinita não pode se analisada na sua totalidade;
• Permite uma diminuição de custo,
• Diminuição de tempo na recolha e tratamento de dados, e
• A recolha de informação da população pode levar á sua destruição, se for uma amostra, isso não acontece.
Mas é preciso ter atenção ao tamanho da...
tracking img