Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO
4º SEMESTRE
GABORIN RA 3305507548

INTRODUÇÃO

Falaremos um pouco de como é definido estatística, como ela é utilizada nos dias de hoje e em quais profissões. Citaremos exemplos dos tipos de estatísticas e relatórios que podemos ter. A importância dentro da engenharia, administração, tv, dos bancos.
Estatística é uma ciência ocupada em coletardados para analisar e ter um resultado a fim de arrumar possíveis erros.
Vamos analisar um lote de café avaliando se esse lote está dentro dos padrões exigidos, calculando sua média, moda, mediana, desvio padrão, frequência.
Falaremos um pouco sobre medidas de tendência central e sobre variância, calculando tudo através da analise do café escolhido da Marca Caboclo.

ETAPA 1

O que éestatística afinal?
Podemos dizer que estatística é a ciência que se ocupa em coletar, organizar, analisar e por fim interpretar os dados coletados, que são nada mais que as informações coletas. É um conjunto de método de pesquisa. Seu principal objetivo é fornecer técnicas e métodos para lidarmos com situações sujeitas a incertezas.
Apesar da estatística não ser muito antiga nós podemos ver nosséculos XVI e XVIII alguns dados baseados na estatística, como a contagem populacional, o poderio militar.
Atualmente nós usamos a estatística em várias etapas de nossa vida seja em pesquisas eleitorais, censo do IBGE, análise de determinado produto, índices de inflação, entre outros. Hoje podemos encontrar estatística na medicina, na tecnologia, na engenharia.
Existem dois tipos de conjunto de dados.O de população e o de amostra, que pode ser definido como um subconjunto dos dados da população.
A estatística é dividida em dois ramos, o de estatística descritiva que trata do resumo e da apresentação dos dados colhidos e o de estatística inferencial que cuida das conclusões de uma população através das amostras. No caso da estatística inferencial a ferramenta básica utilizada é aprobabilidade.
Quanto aos dados podemos dividir eles em quantitativos e qualitativos.
Dados quantitativos é aquele baseado na contagem numérica.
Dados qualitativos é aquele baseado na forma não numérica, como atributos.
Dentro desses dois grupos podemos dividir em níveis de medidas, que são classificados em nominal, ordinal, intervalar e racional.
Nominal é usado somente com os dados qualitativos, já queo mesmo não varia de números e sim de marcas, nomes ou qualidades.
Ordinal é usado com os dados quantitativos ou qualitativos.
Os de nível intervalar podem ser considerados quantitativos pois, os dados podem ser ordenados e podemos calcular a diferença entre os registros e os dados.
Já o nível racional é similar ao intervalar. Uma razão entre dois dados podem ser formadas para que os valorespossam ser expressos como múltiplos.
Sempre que planejamos fazer um estudo estatístico temos em mente que isso é feito para uma tomada de decisão futura.
Para isso temos que fazer o planejamento identificando as variáveis, desenvolvendo o plano, coletando os dados, descrever os dados, interpretar, tomar as decisões e por fim identificar os possíveis erros.
Para coletar esses dados podemos fazerde diversas formas. Começando pelo censo que é uma forma de coletar os dados de uma população inteira.
Temos as amostras que podem ser escolhido um grupo de pessoas para se ter uma ideia.
Usando a simulação que é um modo matemático ou físico de se simular algo como exemplo um teste em uma empresa automobilística que usa um boneco em testes com veículos.
Realizando um experimento. Como exemplo éescolhido um grupo da população e aplicado tratamento e em outro grupo não se aplica esse tratamento. Após observar as amostras dos dois grupos é feito uma comparação entre eles.
Falando um pouco mais sobre amostra, ela pode ser classificada como aleatória no qual qualquer pessoa tem a chance de ser selecionada.
Uma amostra pode ser estratificada quando for de importância que membros da...
tracking img