Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 Estatística
Trabalho, apresentado ao Curso de Estatística, como exigência parcial de avaliação na disciplina, sob a orientação do Prof. Sr. Dickson Vasconcelos Santos.



















Valinhos
2011


Introdução:
Estatística nada mais é que uma ferramenta matemática, que passou ser reconhecida á partir doséculo XX, para explicar resultados de pesquisas de forma fácil a ser interpretada. Povos antigos, já utilizavam sem mesmo ter o conhecimento da mesma. Já nas organizações, a estatística serve para por em exposição os resultados em um sistema de qualidade e quantidade, que cada organização adotou como uma ferramenta indispensável trabalhando com as incertezas, para melhor organizar, os dados e gastos.Com todas essas informações, tornou-se uma ferramenta de puro conhecimento.



Boa leitura!














Etapa Nº 1: Introdução a Estatística (Resumo)
Passos 1 e 2
Estatística nada mais é que umaciência; com métodos modernos que tem como ferramenta auxiliadora a tecnologia e a lógica, para que vários problemas humanos sejam claros e solucionados. Como podemos observar no artigo Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense. A Estatística (como ferramenta); auxilia a equipe em uma realização de um artigo, com o método deanalisar o sistema de qualidade, de produção de uma empresa que produz blocos para veículos automotores, sendo assim, ajuda a identificar as oportunidades de melhorias. Um dos aspectos em que é medida sua qualidade é através de sua dureza ou grau de resistência á tração, tendo como medida o Mega Pascal (Mpa). As coletas das amostras são através de forma unitária, sendo assim amplitude será a amplitudemóvel que consiste a diferença entre a maior e menor medida de tração. Contudo as informações citadas acima ajuda-nos, a entender como funciona a Estatística, porém para uma melhor visualização, os autores do artigo citam a utilização de gráficos de Shewhart outra ferramenta utilizada na Estatística, para amostras unitárias entre outros. Entretanto conforme o artigo os autores concluem, que aempresa trabalha com processo estável, porém com algumas oscilações em torno da média, demostradas pelos gráficos do artigo. A empresa também apresenta variabilidade que está ligada a fundição do ferro, que consiste na recomposição manual dos componentes químicos responsáveis por dar a liga ideal.
Porém o que podemos concluir que o padrão de qualidade da empresa citada acima cabe-se perfeitamente nadefinição do artigo Conceito e Aplicações da Estatística, pois a Estatística não está somente em empresas. A história da Estatística esta desde a antiguidade, onde havia a contagem de habitantes para obtenção das informações de riquezas e poderio militar dos povos. Com a evolução do tempo, entre meados do século XVI e XVIII as nações mercantilistas começaram a buscar o poder econômico, por sua vezos governantes coletaram informações estatísticas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos. Graças aos nossos antepassados a Estatística atua nos dias atuais de maneira mais avançada, que auxiliam em suas avançadas tecnologias para coleta das informações disseminadas pela mídia, grande parte das informações divulgadas, pela mídia provém de estudos estatísticos como ainflação, desemprego onde o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), auxilia a coleta de dados de um determinado espaço geográfico. Entretanto o perfil do Estatístico esta atribuído pela lei no 4. 739 de 15, julho de 1965, que criou a profissão e pelo Decreto 62.497 que tem por finalidade, orientar, disciplinar o exercício da profissão em todo Território Nacional.
Passo 3: Aplicação da...
tracking img