Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.oderson.com/
Revisão de Séries Estatísticas



As séries são divididas em dois grupos:
✓ Séries Homógradas: aquelas em que a variável descrita apresenta variação discreta oudescontínua. São séries homógradas a série temporal, a série geográfica e a série específica.


✓ Séries Heterógradas: aquelas nas quais o fenômeno ou o fato apresenta gradações ou subdivisões.Embora fixo, o fenômeno varia em intensidade.


Tipos de Séries Estatísticas

As séries estatísticas diferenciam-se de acordo com a variação de um dos três elementos: época, local e fenômeno.✓ Série Temporal
Também chamada de série cronológica, série histórica, série evolutiva ou marcha, identifica-se pelo caráter variável do fator cronológico. Assim, deve-se ter:
Elementovariável: Época
Elementos Fixos: Local e Fenômeno


✓ Série Geográfica
Também chamada de série territorial, série espacial ou série de localização, identifica-se pelo caráter variável dofator geográfico. Assim, deve-se ter:
Elementos variável: Local

✓ Série Específica
Também chamada de série categórica, série por categoria, identifica-se pelo caráter variável de fatorespecificativo. Assim, deve-se ter:
Elemento variável: Fenômeno
Elemento Fixos: Local e Época


Tabelas de Dupla Entrada
As tabelas apresentadas anteriormente são tabelas estatísticas simples, ondeapenas uma série está representada. É comum, todavia, haver necessidade de apresentar, em uma única tabela, mais do que uma série. Quando as séries aparecem conjugadas, tem-se uma tabela de duplaentrada.

Exemplos:
A) Série específico-temporal
B) Série geográfico-temporal





Observação:

✓ Nem sempre uma tabela representa uma série estatística. Por vezes, os dados reunidos nãorevelam uniformidade, sendo meramente um aglomerado de informações gerais sobre determinado assunto, as quais, embora úteis, não apresentam a consistência necessária para se configurar uma série...
tracking img