Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
03/04/2012

Pode-se estudar a estatística com dois objetivos:
- Métodos de resumo de uma massa de informações numéricas, para o qual damos o nomes de estatística descritiva; a - Por “extrapolação” - um número restrito de pessoas onde realizamos uma coleta de informações, consideramos como expressão de todas, permitindo de fato generalizar as conclusões retiradas, para a qual damos o nome deinferência estatística.

Estatística

Medicina Veterinária

O que é Estatística?
“Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos”. Dugé de Bernonville

Utilidade Estatística Sempre que trabalhamos com medidas ou contagens, precisaremos da estatística descritiva. A biologia, como toda ciência experimental, faz usofrequente as técnicas estatísticas. A genética, ecologia, nutrição humana, animal e vegetal, etc, apoiam se essencialmente na estatística.

Resumidamente estatística é:
a)

Fases do Trabalho Estatístico
Planejamento – uma vez definido o problema que se deve resolver, deve-se reduzi-lo a uma hipótese testável.

coleta, apresentação, análise e interpretação de dados numéricos

b) Instrumento –construção do instrumento adequado; c) Coleta de dados d) Tabulação e) Análise de dados f) Teste das hipóteses g) Interpretação e conclusão

1

03/04/2012

População e Amostra
A estatística tem por objetivo estudar os fenômenos coletivos e as relações existentes entre eles. Entende-se como fenômeno coletivo aquele referente a população e ou universo, ou seja, que refere-se a um grande númerode elementos, sendo eles, pessoas ou coisas.

Exemplo: Consideramos uma empresa com 500 funcionários e resolvemos realizar uma pesquisa para analisar os salários. Devido ao longo tempo que seria utilizado para levantar e analisar o salário de 500 funcionários, selecionamos aleatoriamente 36 funcionários da empresa pelos quais estudaremos a distribuição dos salários que refletirão a distribuiçãode todos os salários da empresa.

Definição
População é o conjunto de todos os elementos ou resultados sob investigação, onde, pelo menos, um elemento apresenta característica comum.

A população pode ser finita ou infinita. É considerada finita a população que possuir um número determinado de elementos; já a infinita possui um número infinito de indivíduos. Porém esta definição existe apenasno campo teórico, pois na prática dificilmente encontraremos populações com infinitos elementos, mas poderemos sim encontrar populações com um grande número de componentes; e, nessas circunstâncias, tais populações são tratadas como se fossem infinitas.

Definição
Amostra é uma parcela representativa da população que é examinada com o propósito de tirarmos conclusões sobre a essa população.- População Finita: Podem ser quantificadas numericamente (contadas). Ex.: - Número de alunos de uma classe - Produção de televisores em certo período. - População Infinita: Não podem ser quantificadas numericamente (contadas). Ex.: - Número de habitantes da terra

2

03/04/2012

Como é definida a amostra de uma pesquisa?
Existem grandes variedades de técnicas amostrais. Em geral osgrandes institutos trabalham da seguinte forma: Considerando como exemplo uma Pesquisa Eleitoral, num primeiro estágio, são sorteados ou escolhidos os municípios que farão parte do levantamento; depois, os bairros e pontos onde serão aplicadas as entrevistas. Por fim, os entrevistados são selecionados aleatoriamente de acordo sexo, faixa etária e grau de instrução.

Variáveis Podemos afirmar que emEstatística, as variáveis são atributos (características) numericamente mensuráveis que variam entre indivíduos (elementos da amostra ou da população). Como o próprio nome diz, seus valores variam de elemento para elemento. As variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos.

Estatística descritiva e estatística indutiva
De acordo com estudiosos da área podemos definir a Estatística...
tracking img