Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Estatística
 
O que é a Estatística?

Mais correntemente, Estatística significa enumeração ou informação numérica habitualmente contida em tabelas ou gráficos. Quando se fala em Estatística pensa-se em censos, inventários, amostras ou médias. Em sentido restrito tudo isso se pode considerar uma Estatística.

Num sentido mais lato, Estatística é a ciência que se ocupa da recolha etratamento de informação. Tem como objectivo analisar os dados recolhidos, descrevendo-os e organizando-os para posterior interpretação e eventual utilização na previsão de acontecimentos futuros.

A Estatística divide-se em dois ramos distintos: a Estatística Descritiva, responsável pelo estudo das características de uma dada população; e a Estatística Indutiva, que generaliza um conjunto deresultados, tendo por base uma amostra de uma dada população ou universo, enunciando a(s) consequente(s) lei(s).

[Topo]
Evolução histórica da Estatística

As necessidades que exigiam o conhecimento numérico dos recursos disponíveis começaram a surgir quando as sociedades primitivas se organizaram.  Os Estados, desde tempos remotos, precisaram conhecer determinadas características da população,efectuar a sua contagem e saber a sua composição ou os seus rendimentos.
 
Para que os governantes das grandes civilizações antigas tivessem conhecimento dos bens que o Estado possuía e como estavam distribuídos pelos habitantes, realizaram-se as primeiras estatísticas, nomeadamente para determinarem leis sobre impostos e números de homens disponíveis para combater. Estas estatísticas, eramfrequentemente limitadas à população adulta masculina.
 
O primeiro dado disponível sobre um levantamento estatístico foi referido por Heródoto, que afirmava ter-se efectuado em 3050 a. C. um estudo das riquezas da população do Egipto com a finalidade de averiguar quais os recursos humanos e económicos disponíveis para a construção das pirâmides.
 
Há também notícia de que no ano 2238 a. C. se realizouum levantamento estatístico com fins industriais e comerciais ordenado pelo imperador chinês Yao.
 
 
Muralha da China
 
Existem indícios, que constam da Bíblia, relativamente a recenseamentos feitos por Moisés (1490 a.C.).
 
Outra estatística referida pelos investigadores foi feita no ano 1400 a. C., quando Ramsés II mandou realizar um levantamento das terras do Egipto.
 
Também osromanos faziam o recenseamento dos cidadãos e dos bens. Eram os censores, magistrados romanos, que asseguravam o censo dos cidadãos. 
 
Uma das convenções da História é ligar a datação (a.C. ou d.C.) ao recenseamento populacional ordenado pelo imperador César Augusto.
 
As estatísticas realizadas por Pipino, em 758, e por Carlos Magno, em 762, sobre as terras que eram propriedade da Igreja, sãoalgumas das estatísticas importantes de que há referências desde a queda do império romano.
 
Guilherme, “O Conquistador”, que reinou entre 1066 e 1087, ordenou que se fizesse um levantamento estatístico da Inglaterra. Este levantamento deveria incluir informações sobre terras, proprietários, uso da terra, animais... e serviria de base, também, para o cálculo de impostos.
 
Para responder aodesenvolvimento social surgiram estas primeiras técnicas estatísticas: classificar, apresentar, interpretar os dados recolhidos foram para os censos e são para a Estatística um aspecto essencial do método utilizado. Mas, um longo caminho havia de ser percorrido até aos dias de hoje.
 
Até ao início do séc. XVII, a Estatística limitou-se ao estudo dos “assuntos de Estado”. Usada pelas autoridadespolíticas na inventariação ou arrolamento dos recursos disponíveis, a Estatística limitava-se a uma simples técnica de contagem, traduzindo numericamente factos ou fenómenos observados – fase da Estatística Descritiva.
 
No séc. XVII, com os “aritméticos políticos”, nomeadamente John Graunt (1620-1674) e Sir William Petty (1623-1687), inicia-se em Inglaterra uma nova fase de desenvolvimento da...
tracking img