Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL-ULBRA
CURSO SUPERIOT DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CONTROLE ESTATISTICO DE PROCESSOS

Acadêmico:
Professor:

Disciplina: Tratamento de Dados

Canoas
Abril, 2012
Sumário

1. Histórico 2
2. Uso do controle estatístico na qualidade 4
3. Definições básicas 5
4. Gráficos de Controle 7

1. Histórico

Conhecido como o “pai do controleestatístico de qualidade” Walter Andrew Shewhart.  Formado pela universidade de Illinois e seu Ph. D., em Física, foi obtido na universidade da Califórnia em 1917. Após trabalhar como engenheiro na empresa Western Eletric, ele se transferiu, em 1925, para os laboratórios da Bell Telefones, onde trabalhou com ferramentas estatísticas para examinar quando uma ação corretiva deveria ser aplicada a umprocesso.
 A contribuição mais importante de Shewhart tanto para a Estatística quanto para a indústria foi o desenvolvimento do Controle Estatístico de Qualidade. A idéia era incorporar o uso de vários aleatórios independentes e identicamente distribuídos. O princípio geral por trás da ideia é que quando um processo está em estado de controle e seguindo uma distribuição particular com certosparâmetros o propósito é determinar quando o processo se afasta deste estado e as ações corretivas que devem ser tomadas. Shewhart reconheceu que a variabilidade era um fato da vida industrial de um processo e que podia ser entendia, utilizando-se princípios de probabilidade e estatística. Shewart observou que era improvável que duas peças fossem fabricadas precisamente de acordo com as mesmasespecificações. Em sua opinião haveria certo grau de variação das matérias primas, da habilidade dos operadores e dos equipamentos. Ate a mesma peça produzida por um único operador, numa única máquina, provavelmente revelaria variação com o tempo.
Sob uma abordagem gerencial, este fato passou a ser tratado da seguinte forma: não poderíamos mais questionar a existência da variação, no entanto, uma questãosurgia: como poderíamos distinguir as variações aceitáveis das autuações que indicassem problemas?
Segundo Garvin (1992), para buscar antecipar a identificação e correção dos desvios durante o processo, Shewart formulou técnicas estatísticas simples para a determinação dos limites destas variações, alem de métodos gráficos de representação de valores de produção para avaliar se eles ficavamdentro da faixa aceitável.
O gráfico de controle de processo foi o instrumento gerado por estes estudos, e ainda hoje sendo bastante utilizado. Separando as causas anormais de variação daquelas inerentes a um processo de produção, permite-se fazer distinção entre problemas reais e problemas simplesmente ao acaso. Alem do mais , são retiradas amostras de produtos, durante a produção, em vez de esperaro termino da montagem de um produto.
Harold Dodge e Harry Romig, outros pesquisadores da “Bell”, também contribuíram para a abordagem estatística do controle da qualidade, pois foram eles os primeiros a desenvolver as técnicas de amostragem com a simples premissa de que a inspeção 100% é uma maneira ineficiente de separar produtos conforme de produtos não conforme.
Estes problemas ficaramconhecidos como “ risco do consumidor e do produtor”para reduzir estes problemas foram elaborados planos de amostragem que garantiam que, para um determinado nível de defeitos , a probabilidade de se acertar sem saber, um lote insatisfatório ficaria limitado a um certo percentual.
Os gráficos de controle de processo, bem com as técnicas de amostragem, nãos tiveram grandes resultados fora do ambienteonde foi concebida “Bell”. No entanto com o inicio da segunda guerra mundial proporcionou que estes estudos tivessem uma maior aplicabilidade, com uma grande quantidade de armamentos e munição, provenientes dos mais diversos fabricantes, deixou descoberto os níveis de qualidade aceitáveis até então. Com a criação de um departamento de controle de qualidade no departamento de guerra constituído...
tracking img