Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Controle Estatístico da Qualidade


Qualidade de produtos e de serviços tem se tornado um importante fator de decisão na maioria dos negócios, conseqüentemente a melhoria da qualidade tem se tornado uma preocupação importante para muitas corporações norte-americanas.
Qualidade ou adequação ao uso é determinada através da interação de qualidade de projeto e qualidade deconformidade, redução sistemática de variabilidade e eliminação de defeitos. Um esforço vitorioso de melhoria da qualidade pode eliminar muito desses resíduos e conduzir a custos menores, produtividades maiores, consumidores mais satisfeitos, aumento da reputação dos negócios, maior divisão de mercado e, por último, maiores lucros para a companhia.
Controle estatístico do processo em tempo real(online) é uma ferramenta poderosa para encontrar a estabilidade de um processo e para melhorar a capacidade através da redução da variabilidade. O controle estatístico de processo (CEP) é composto de ferramentas técnicas, sendo as mais importantes o histograma, o gráfico de Pareto, diagrama de causa e efeito, diagrama de concentração de defeito, gráfico de controle, diagrama de dispersão e folha deverificação. Um elemento igualmente importante de CEP é a atitude um desejo de todos os indivíduos na organização para melhoria contínua na qualidade e na produtividade através da redução sistemática da variabilidade. O gráfico de controle é a mais poderosa das ferramentas de CEP.
Em qualquer processo de produção uma certa quantidade de variabilidade inerente ou natural sempre existira.Essavariabilidade natural é o efeito acumulativo de muitas causas pequenas.No âmbito de controle estatístico de qualidade,essa variabilidade natural e chamada de “ um sistema estável de causa causal”. Um processo com somente causas casuais e dito estarem sobre controle estatístico outras variabilidades pode estar presentes na saída de um processo decorrente de maquinas não ajustadas, erro deoperadores ou matéria prima defeituosa (causas atribuídas). Um processo operando na presença de causas atribuídas e dito fora de controle, um objetivo importante de controle estatístico de qualidade e detectar rapidamente causa atribuída de modo que seja feita uma ação corretiva para que não sejam fabricadas muitas peças não conforme. O gráfico de controle também são usados para estimar parâmetros de umaprodução. O gráfico de controle tem um (LC) linha central, um (LSC) limite superior de controle e (LIC) limite inferior de controle. Num processo que esta sobre controle, todos os pontos tem que estar entre o (LIC) e o (LSC), caso contrario estará fora de controle.
Podemos dar um modelo geral para o gráfico de controle. Seja W uma estatística da amostra que mede alguma característica daqualidade de interesse. A medida de W seja µw e o desvio-padrão σw. Então o (LSC), (LC) e (LIC) se tornam: μw + kσw, μw e μw – kσw respectivamente. Sendo k= a distancia nos limites de controle a partir da linha de centro.
O uso mais importante de um gráfico de controle e melhorar o processo.
Para ilustrar a idéia de um gráfico de controle, daremos um exemplo. Na fabricação de pistão demotores automotivos o diâmetro interno do anel no processo é de 74 mm e o desvio – padrão do diâmetro do anel é 0, 001 mm. A cada hora uma amostra e coletada e é calculado o x̅ dessa amostra e plotado no gráfico, se os pontos estiverem dentro do LSC e LIC o processo esta sobre controle.
Uma fundamental no uso do gráfico de controle e coletar dados amostrais de acordo com os subgruposracionais. Quando o gráfico de controle são aplicados a processos de controle produção, a ordem horária e uma base lógica para subgrupar racionalmente, isso porque ela nos permite detectar causas atribuídas que ocorre ao longo do tempo. Duas abordagens gerais são usadas com o objetivo de construir subgrupos racionais. Na primeira abordagem cada subgrupo consiste em unidades que foram produzidas ao mesmo...
tracking img