Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURA CONCEITUAL DA CONTABILIDADE
ESTRUTURA CONCEITUAL – estabelece os conceitos que fundamentam a preparação e a apresentação de demonstrações contábeis.
OBJETIVO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS – características qualitativas que determinam a utilidade das informações contidas – definições, reconhecimentos e mensuração dos elementos das demonstrações contábeis – conceitos financeirasdivulgadas por uma entidade.
O conjuntos completo de demonstrações contábeis – balanço patrimonial, demosntração de resultado, demonstração das mutações na posição financeira, demonstração das mutações do patrimônio liquido, notas explicativas, material explicativo.
USUÁRIOS E SUAS NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO.
INVESTIDORES – Os provedores de capital de risco.
EMPREGADOS – Estão interessados eminformações sobre a estabilidade e a lucratividade de seus empregados.
CREDORES – Estão interessados em informações sobre a capacidade de pagamento da empresa.
FORNECEDORES – Avaliar se as importâncias que lhe são devidas serão pagas nos respectivos vencimentos.
CLIENTES – Interesse sobre a continuidade operacional da entidade.
GOVERNO – Interessados na destinação de recursos regulamentar asatividades, estabelecer políticas fiscais.
PÚBLICO – As entidades afetam o público de diversas maneiras.
OBJETIVO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS – é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, que sejam uteis a um grande numero de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.
A POSIÇÃO PATRIMONIAL E FINANCEIRA DA ENTIDADE – é afetada pelos recursos econômicos que elacontrola sua estrutura financeira, sua liquidez e solvência, e sua capacidade de adaptação as mudanças no ambiente em que se opera. LIQUIDEZ – refere a disponibilidade de caixa no futuro próximo, após considerar os compromissos financeiros do respectivo período. SOLVÊNCIA – se refere a disponibilidade de caixa no longo prazo.
A posição patrimonial financeira são principalmente fornecidas pelo balançopatrimonial. As informações sobre o desempenho são basicamente Fornecidas na demonstração do resultado. As informações sobre as mutações na posição financeira são fornecidas nas demonstrações contábeis.
REGIME DE COMPETENCIA – Os efeitos das transações são reconhecidos quando ocorrem e são lançados nos registros contábeis.
CONTINUIDADE – As demonstrações contábeis são normalmente preparadas nopressuposto de que a entidade continuara em operação no futuro previsível.
QUATROS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS QUALITATIVAS – compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.
COMPREENSIBILIDADE- Uma qualidade essencial das informações apresentadas nas demonstrações contábeis é que elas sejam prontamente entedidas pelos usuários.
RELEVÂNCIA – Para serem uteis, as informaçõesdevem ser relevantes as necessidades dos usuários na tomada de decisões.
CONFIABILIDADE – Para ser útil, a informação deve ser confiável, ou seja, deve estar livre de erros ou vieses relevantes e representar adequadamente aquilo que se propõe a representar.
COMPARABILIDADE – Os usuários devem poder comparar as demonstrações contábeis de uma entidade ao longo do tempo, a fim de identificartendências na sua posição patrimonial e financeira.
MATERIALIDADE – A relevância das informações é afetada pela sua natureza e materialidade.
REPRESENTAÇÃO ADEQUADA – Para ser confiável, a informação deve representar adequadamente as transações e outros eventos que ela diz representar.
PRIMAZIA DA ESSÊNCIA SOBRE A FORMA – É necessário que essas transações e eventos sejam contabilizados e apresentados deacordo com a sua substancia e realidade econômica, e não meramente sua forma legal.
NEUTRALIDADE – Para ser confiável, a informação contida nas demonstrações contábeis deve ser neutra, isto é, imparcial.
PRUDÊNCIA – O exercício da prudência não permite, por exemplo, a criação de reservas ocultas ou provisões excessivas, a subavaliação deliberada de ativos ou receitas, a superavaliação...
tracking img