Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nesta primeira semana de abril, o Sebrae e o IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), divulgaram a 10ª edição da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor).
A pesquisa écoordenada internacionalmente por institutos como o London Business School e o Babson College. Esta é a décima participação consecutiva do Brasil na pesquisa, o que possibilita uma análise do comportamentoempreendedor nesta década, consolidando o GEM como importante referência nacional para as ações relacionadas ao tema empreendedorismo.
O estudo revela, entre vários aspectos, a taxa deempreendedorismo do Brasil, o desempenho das mulheres empreendedoras, a participação dos jovens no universo empresarial e a motivação para empreender.
Para compor a pesquisa no Brasil, em 2009, foram entrevistadas2 mil pessoas entre 18 e 64 anos, de todas as regiões brasileiras, selecionadas por meio de amostra, e mais de 180 mil pessoas no mundo.
Como destaque da pesquisa observamos que o povo brasileirotende a enxergar na crise uma oportunidade. Em 2009, o Brasil atingiu, pela primeira vez, a maior taxa de empreendedorismo por oportunidade: 9,5% contra 5,9% da taxa de empreendedorismo por necessidade.Para cada 1,6 empreendedor por oportunidade, o País tem um por necessidade.Mesmo durante a crise financeira internacional, a economia brasileira manteve-se dinâmica, devido, principalmente, ao mercadointerno, abastecido por micro e pequenas empresas, nascentes ou não, em sua maioria, dos setores de Comércio e Serviços.
“A motivação para abrir o próprio negócio e se aperfeiçoar na atividadedesempenhada baseia-se em horizontes promissores, que não se fecharam para o Brasil nem quando grande parte dos países mergulhou na recente crise financeira. A pesquisa GEM comprova que o Brasil estámudando para melhor. Estamos já vivendo um ciclo virtuoso de crescimento, com inclusão social. Isso se reflete na disposição das pessoas em empreender”, afirma o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto...
tracking img