Estatistica aplicada / resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Continuação do caderno:

Na segunda década do século passado, as pesquisas da estação experimental de Rothemsted, na Inglaterra, iniciados em 1843, tinham gerado um considerável volume de dados. Isto levou seu diretor John Russel, a procurar, pela primeira vez, um especialista para analisar essa informação numérica, contratando o matemático Ronald Fisher. As expectativas de Russel foram maisque superadas, já que Fisher, no decurso de apenas 14 anos em Rothamsted, desenvolveu a teoria e os métodos de que  Foi necessitando e que se tornaram a base da estatística moderna. 

A partir das contribuições de Fisher para a pesquisa cientifica agrícola, os novos métodos estatísticos passaram a ser aplicados aos demais ramos da ciência da tecnologia. Os desenvolvimentos científicos nas diversasáreas demandaram, por sua vez, novas metodologias estatísticas particulares que também se tornaram, em geral, aplicáveis as demais áreas. Assim, como o conhecimento cientifico tornou-se demasiadamente vasto, requerendo a atividade de pesquisas, a formação de equipes multidisciplinares, também a metodologia estatística passou a demandar especialização profissional. 

Assim a eficácia da pesquisamoderna depende não apenas do conhecimento especializado na area de pesquisa particular, mas também, fundamentalmente, do conhecimento do método cientifico, que inclui o método estatístico.

O desenvolvimento da base conceitual e metodológicos da pesquisa cientifica tem incrementado a velocidade, as possibilidades e a confiabilidade da pesquisa. Esse desenvolvimento tem decorrido em grandeparte, do vasto incremento da capacidade de computação que se tornou disponível, principalmente, a partir de décadas de 60 do século passado. As crescentes facilidades de computação tem permitido maiores possibilidades aos pesquisadores para decisões referentes ao melhor uso dos recursos disponíveis para pesquisa, em particular, para melhor planejar as pesquisas e analisar seus dados maisadequadamente, logrando a exploração mais eficiente de informação provida pelos pesquisadores.

Esses desenvolvimentos tem implicado considerável impacto nas atividades dos pesquisadores, incluindo os estatísticos, cujo efetivo exercício demanda mudanças de interesse e de atitude. Um requisito fundamental é permanente capacitação e atualização, particularmente para compreensão dos métodos e procedimentosimplementados nos "pacotes" de computação. De fato, as poderosas facilidades disponíveis para analise de dados não podem ser utilizados adequadamente sem a compreensão dos métodos implementados e, se utilizados incorretamente, podem conduzir a resultados enganosos. 

Uso e mau uso da estatística:

Para esclarecer e fixar melhor o conceito de estatística, será interessante dizer-se alguma coisasobre aquilo que ela não é. 

Em primeiro lugar, a estatística não é, de forma alguma, um método mediante o qual se pode provar tudo aquilo que se deseja. Na realidade, não há nada nos métodos estatísticos capaz de evitar que um indivíduo superficial ou inescrupuloso extraia de um estudo estatístico suas próprias conclusões, apesar da existência dos dados numéricos.

Em segundo lugar, aestatística não é simplesmente uma coleção de dados (estatísticos) nem constitui um substituto do pensamento teórico ou do exame minudente dos casos excepcionais. 

Dessa forma, os métodos estatísticos não se opõem, de modo algum, a analise qualitativa dos casos particulares. Ambos os métodos se completam. 

Além disso, não é correto afirmar-se que a estatística somente seja aplicável em processospresença de um grande número de casos ou que não possa ser usada em estudos exploratórios. 

Mensuração:

Tudo parece indicar que uma das grandes preocupações do homem é - e sempre foi - a MEDIÇÃO: medir terras, a quantidade de gado no pasto, a riqueza, porções de medicamentos, etc.

Medir uma magnitude (grandeza) significa associar a essa magnitude um número real. Quando se mede uma...
tracking img