Estatistica amostragem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTATÍSTICA

Ciências Contábeis

Professor: Ricardo Vojta

RAMOS DA ESTATÍSTICA A estatística dedutiva (também conhecida como Estatística Descritiva) se encarrega de descrever o conjunto de dado desde a elaboração da pesquisa até o cálculo de determinada medida.

A estatística indutiva (ou Estatística Inferencial) está relacionada a incerteza. Inicia-se no cálculo das Probabilidades e sedesenvolve por todo a área da inferência.

1 – ESTATÍSTICA DESCRITIVA - Variáveis - População e Amostra - Técnicas de Amostragem - Séries Estatísticas - Gráficos Estatísticos - Distribuição de Freqüências

MÉTODO ESTATÍSTICO
- MÉTODO: conjunto de meios dispostos convenientemente para se chegar a um fim que se deseja 1.MÉTODO EXPERIMENTAL: consiste em manter constantes todas as causas(fatores), menos uma, e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos, caso existam. 2.MÉTODO ESTATÍSTICO: diante da impossibilidade de manter as causas constantes, admite todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas.

ESTATÍSTICA

Def.: é a parte da matemáticaaplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO

1 – Coleta de dados: pode ser direta ou indireta. a) Direta: quando feita sobre elementos informativos de registro obrigatório ou coletados pelo próprio pesquisador. Essa coleta pode ser contínua, periódica ouocasional. b) Indireta: quando é feita com base em elementos já pesquisados (revista, jornal, livros, etc.)

2- Crítica dos dados: nesta fase os dados são contados e recontados, em busca de possíveis falhas (omissões, repetições, etc), sendo: a) Externa: informante b) Interna: pesquisador 3- Apuração dos dados: é a soma e o processamento dos dados obtidos. Pode ser manual, eletromecânica oueletrônica.

4 – Apresentação dos dados: os dados devem ser apresentados sob a forma de tabelas e gráficos.

5 – Análise dos resultados: o objetivo último da Estatística é tirar conclusões sobre o todo a partir de informações fornecidas por uma parte deste representativa, através de técnicas apropriadas

RESUMO
COLETA DE DADOS

CRÍTICA DOS DADOS

APURAÇÃO DOS DADOS

TABELAS

GRÁFICOSANÁLISE DE RESULTADOS

VARIÁVEL: é, convencionalmente, o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. 1.Qualitativa: 1.1 – Nominal: quando seus valores são expressos por atributos. Ex.: cor dos olhos, da pele, do cabelo, religião, sexo, tipo de condução, curso de graduação, nacionalidade, naturalidade, etc. 1.2 – Ordinal: quando, apesar de não poder ser medida, a variável segue uma ordem.Ex.: escolaridade, patente militar, cargos dentro de uma empresa, hierarquia no serviço público civil, etc.

2.Quantitativa: quando as variáveis são expressas em números, e podem ser:
2.1 –Discretas: resultam de um conjunto enumerável de valores (aceita apenas números inteiros). Ex.: quantidade de carros no estacionamento, número de filhos de um casal, quantidade de cursos de uma faculdade,etc. 2.2 – Contínuas: quando uma variável pode assumir qualquer valor entre dois limites (valores inteiros e decimais). Ex.: faixa etária, horas, faixa salarial, comprimento, temperatura, peso, altura, etc.

POPULAÇÃO, AMOSTRA e AMOSTRAGEM
POPULAÇÃO: É um conjunto de indivíduos ou objetos que apresentam pelo menos uma característica em comum. AMOSTRA: Considerando a impossibilidade, na maioriadas vezes do tratamento de todos os elementos da população, necessitaremos de uma parte representativa da mesma. A esta porção da população chamaremos de amostra. AMOSTRAGEM: é uma técnica especial para recolher amostras que garante, tanto quanto possível, o acaso na escolha, de modo a garantir à amostra o caráter de representatividade.

TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM
1. Casual ou Aleatória Simples:...
tracking img