Estatistic

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 64 (15909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudos Estatísticos
Introdução
Conceitos
1. Estatística: é um conjunto de métodos quantitativos destinados à coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados que possibilitem tirar conclusões que possam ser utilizadas nas tomadas de decisões.
2. População: é o conjunto de todos os itens que possuem, pelo menos, uma característica em comum no estudo de um fenômenocoletivo.
3. Amostra: é uma parcela representativa da população.
4. Variável: é o conjunto dos resultados possíveis para um determinado fenômeno. A variável pode ser classificada em:
• Qualitativa: quando seus valores são expressos por atributos: sexo (masculino – feminino), cor dos olhos (azuis, castanhos, verdes), conceitos (ótimo, bom, regular). Estas variáveis não podem sermensuráveis.
• Quantitativa: quando expressam alguma propriedade mensurável para o evento, ou seja, os dados podem ser contados ou medidos: massa, altura, horários, idade, quantidade de filhos etc. As variáveis quantitativas podem ser classificadas em:
• Discretas: aquelas que só podem assumir valores fixos, geralmente inteiros não negativos: número de alunos em uma sala de aula, número depontos obtidos em uma prova de estatística, etc.
• Contínuas: aquelas que podem assumir qualquer valor dentro de um intervalo, geralmente números reais: altura, massa, comprimento etc.
De modo geral, as contagens dão origem a variáveis discretas e as medições dão origem a variáveis contínuas.

O Método Estatístico
1. Conceito
É um conjunto de meios dispostos convenientemente,especialmente adaptados à boa informação de dados sujeitos a influencia de uma multiplicidade de causas.
2. Fases
• Definição do Problema: Saber exatamente o que se pretende pesquisar.
• Planejamento: Como levantar informações? Que dados serão obtidos? Qual o levantamento a ser utilizado? Como será o cronograma de atividades? Quais os custos envolvidos? Etc.
• Coleta de Dados: A coletade dados pode ser feita através de questionários, entrevistas pessoais, entrevistas por telefone ou observação direta de uma população ou amostra.
• Organização dos Dados: é feito um resumo dos dados, ou seja, os dados são criticados quanto a correção dos valores observados, falhas humanas, omissões e abandonos de dados duvidosos.
• Apresentação dos Dados: Os dados podem serapresentados através de tabelas e gráficos, o que permite uma visualização instantânea de todos os dados.
• Análise e Interpretação dos Dados: A análise e interpretação são fundamentadas na teoria das probabilidades, onde se podem tirar conclusões que possam nortear uma tomada de decisão.

Técnicas de Amostragem
1. Conceito
É uma técnica especial para recolher um pequeno grupo representativo deuma população que garantam, tanto quanto possível, o acaso na escolha. Esta amostra providencia informações que possam ser utilizadas para estimar características de toda a população.
2. Amostra aleatória Simples
É uma amostra em que cada elemento é escolhido de uma população, possuindo a mesma chance de ser escolhido. É a mais elementar técnica de amostragem. Para populações pequenas cadaelemento recebe uma numeração de 1 a N, sendo feito um sorteio equivalente aos sorteios lotéricos. Para populações maiores, utiliza-se uma tabela de números aleatórios (TNA) para a escolha dos elementos.
A tabela de números aleatórios consiste de uma série de dígitos gerados aleatoriamente e listados na seqüência em que os dígitos foram gerados. Espera-se para essa TNA que cada dígito tenha amesma probabilidade de ocorrência.
A tabela de números aleatórios pode ser lida horizontalmente ou verticalmente e os números lidos na tabela podem ser com um, dois, três ou mais dígitos, dependendo do tamanho da população em análise.
Exemplo
Obtenha uma amostra, correspondente a 15 % para uma pesquisa sobre a estatura de quarenta alunos de uma sala de aula. Utilize a tabela de números...
tracking img