Estatisitca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SANTO AGOSTINHO FSA
CURSO DE PEDAGOGIA 6º PERÍODO
DISCIPLINA: ESTATISTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
PROFESSOR: GILBERTO DE ARAÚJO COSTA

AMOSTRAGEM E TESTE DE HIPÓTESE

TERESINA, PI
2012
ANA CLÁUDIA DA CONCEIÇÃO
ANA CLESIA C. C. DA SILVA
ALDENIS RODRIGUES
ALINE SENA

AMOSTRAGEM E TESTE DE HIPÓTESE

Trabalho apresentado a disciplina Estatística a Aplicada à Educação docurso de Pedagogia, da faculdade Santo Agostinho – FSA, como requisito para obtenção parcial da terceira nota. Sob a orientação do professor Mestre Gilberto de Araújo costa. |

TERESINA PI
2012

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ..........................................................................................................04DESENVOLVIMENTO................................................................................................05
CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................................10
REFERENCIAIS

INTRODUÇÃO
Amostragem é o processo que procura extrair da população elementos que através de cálculos probabilísticos ou não probabilísticos e que consigam prover dados inferenciais da população alvo. Os problemas deamostragem podem ser mais ou menos complexos e sutis, dependendo das populações e das variáveis que se deseja estudar.
A amostragem está dividida em probabilística e não probabilística, sendo que a probabilística pode ser:
* Aleatória simples
* Aleatória estratificada
* Conglomerada
* Múltipla
* A amostragem não probabilística pode ser:
* Acidental ou conveniência
*Intencional
* Quotas ou Proporcional
* Desproporcional.

Chamamos de hipótese estatística qualquer afirmação que se faça sobre um parâmetro populacional desconhecido. A ideia básica é que a partir de uma amostra da população iremos estabelecer uma regra de decisão segundo a qual rejeitaremos ou aceitaremos a hipóteses proposta. Esta regra de decisão é chamada de teste.

Amostragem ou estudo poramostragem é o estudo de um pequeno grupo de elementos retirado de uma população que se pretende conhecer. Definiremos dois tipos de amostragem:
1. Probabilística: se todos os elementos da população tiverem probabilidade conhecida e diferente de zero e de pertencer à amostra.
1.1 Amostragem aleatória simples - também chamada de amostragem casual simples é equivalente a um sorteio lotérico. É oprocesso mais utilizado, é prático e eficaz, confere precisão ao processo de amostragem. Normalmente é utilizada uma tabela de números aleatórios e faz a nomeação dos indivíduos, sorteando m por um até completar a amostra calculada.
Exemplo: Seja uma população de 800 elementos, da qual desejamos tira uma amostra casual simples de 50 elementos, consideramos a população numerada de 001 a 800,sendo os números tomados sempre com 3 algarismo. A segue, sorteamos um digito qualquer em nossa tabela, a partir da qual iremos considera dos grupos de 3 algarismo subsequentemente formados, os quais irão indica os elementos da amostra.
1.2-Amostragem sistemática:
É quando os elementos da população se apresentam ordenados, e a retirada dos elementos da amostra é feita periodicamente.
Exemplo:N = 800, n = 50 e a população já ordenada, poderemos adotar o seguinte procedimento: sortear um número de 1 a 16 (note-se que 800/50 = 16), o qual indicaria o primeiro elemento sorteado para a amostra; os demais elementos seriam periodicamente retirados de 16 em 16. Equivalentemente, poder-se-iam considerar os números de 1 a 800 dispostos sequencialmente em uma matriz com 50 linhas e 16 colunas,sorteando-se a seguir uma coluna, cujos números indicariam os elementos da amostra. Vemos que, nesse caso, cada elemento da população ainda teria probabilidade 50/800 de pertencer à amostra, porém existem agora apenas 16 possíveis amostras.

1.3-Amostragem por meio de conglomerados- é quando a sorteia-se um conjunto e procura-se estudar todo o conjunto, é quando as unidades de amostragem, sobre...
tracking img