Estatisco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MAIS UM TRABALHO
1 – História da Estatística 6
2 – Definição 6
3 – Objetivo 7
4 – Limites 7
5 – Relações 7
6 – Divisão 8
7 – Utilidade 8
8 – Fases do trabalho estatístico 8
8.1 – População 9
8.2 – Amostra 9
8.3 – Variável 10
8.4 – Freqüências 10
8.5 – Medidas de tendência central 11
Análise Final 12
Referências Bibliográficas 13
Apresentação
(...) A finalidade de qualquerpesquisa é descobrir respostas para questões, mediante a aplicação de métodos científicos. Tais métodos são desenvolvidos tendo por objetivo criar uma probabilidade, cada vez mais tendente para a certeza, de as informações obtidas às questões apresentadas serem, além de seguras e imparciais, realmente representativas do mundo real.
Não é verdade, entretanto, que qualquer tentativa de realização umapesquisa dê resultados satisfatórios, embora os métodos científicos tenham, efetivamente, maiores condições de apresentar resultados mais coerentes, mais próximos da verdade.
Introdução
Este trabalho...
1. História da Estatística
De origem muito antiga, a Estatística teve durante séculos um caráter meramente descritivo e de registro de ocorrências. As primeiras atividades datam de cerca de 2000a.C. e referem-se a iniciativas como o recenseamento das populações agrícolas chinesas.
Muitos séculos antes da era cristã, utilizava-se a Estatística de modo empírico e quase instintivo, em pesquisas indispensáveis à civilização daqueles distantes milênios. Exemplificando, já as pirâmides do Egito possuem, eternizadas em seus hieróglifos, as mais variadas informações numéricas de trinta séculosantes de Cristo.
O estado incipiente e inato da aplicação estatística se manteve até metade do século XIX, quando se iniciavam estudos e medidas para o seu aperfeiçoamento e sua utilização, como método científico de mensuração e análise de fenômenos sociais.
A evolução da Estatística pode ser dividida, não de modo preciso, em três épocas:
* a primeira, abrangendo toda a antiguidade, o inícioda era cristã, a idade média e o primeiro século da idade moderna. É o longo período embrionário, durante o qual a Estatística apenas era aplicada sem qualquer nuança de técnica ou de ciência, como prática decorrente de circunstâncias e ainda de naturais desejos de atender a imperativos do lento desenvolvimento da sociedade humana;
* a segunda, iniciada no alvorecer do século XVII. Ascircunstâncias impuseram melhor organização da Estatística, a fim de que se tornasse possível à avaliação dos recursos financeiros e militares da França, bem como de suas correntes de comércio e da situação geral do país;
* a terceira, com início aproximado em 1850, estendendo-se em progressiva melhoria, até os dias atuais. É a fase do aprimoramento científico da estatística e da ampliação incessante deseu uso a todos os setores da atividade humana. A aplicação útil, correta e inteligente de suas virtualidades lhe vem assegurando lugar de destaque inarredável como colaboração de quase todas as ciências.
Atualmente, a Estatística moderna conta com nomes de vulto que, elaborando fecundos estatísticos, escrevendo monografias metodológicas e fazendo aplicações particulares, têm contribuído para umaperfeiçoamento cada vez maior da metodologia estatística, dentre os quais podemos citar Galton, Pearson e Fisher.
O primeiro criou entre outras teorias a de Regressão, que com a Correlação, desenvolvida por Pearson, constituem um dos pontos mais fecundos nas aplicações da Estatística.
Finalmente, Fisher, partindo da interferência estatística de Pearson, estruturou de forma vigorosa a teoria dePearson, em particular a teoria das pequenas amostras e da estimativa.
2. Definição
Inúmeras são as definições com que os autores conceituam a Estatística, tendo em vista seus processos, objetivos, aplicações etc.
Podemos citar a definição feita por Wallis: “Estatística é o conjunto de métodos que se destina a possibilitar a tomada de decisões acertadas, face às incertezas”.
O que...
tracking img